Qual cidade brasileira é conhecida por chover todos os dias à mesma hora?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Que cidade brasileira é conhecida por chover todos os dias quase à mesma hora? Alternativa certa: c) Belém. Chove muito em Belém, porque a cidade é quente e muita úmida. A chuva costuma cair todos os dias quase à mesma hora depois do horário mais quente.

A cidade que mais chove no país, segundo a pesquisa da UFPB, é Belém, capital paraense. O Estado do Rio tem dois municípios em que o guarda-chuva é obrigatório: Nova Friburgo e Petrópolis ...

No Pará, por conta da presença da exuberante Floresta Amazônica, existe um elevado grau de evapotranspiração nas cidades que se encontram nesse tipo climático. Desse modo, as chuvas são muito frequentes resultando em elevados índices pluviométricos durante todo o ano.

Calçoene, no Amapá, com 7 mil habitantes e com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros é a cidade mais chuvosa do Brasil.

O período chuvoso do ano dura 9,2 meses, de 15 de dezembro a 22 de setembro, com precipitação de chuva de 31 dias contínuos mínima de 13 milímetros. O mês mais chuvoso em Belém é abril, com média de 107 milímetros de precipitação de chuva.

Além de “Roliúde Nordestina” e sede da “Festa do Bode Rei, uma das maiores festas juninas do país, a cidade de Cabaceiras, no interior da Paraíba, também é o lugar onde menos chove no Brasil. A média de chuva esperada por lá é de apenas 350 mm (milímetros) durante todo o ano.

A cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, lidera o ranking das chuvas em 2023 com 942 milímetros (mm), seguida por Cachoeira dos Índios (804 mm), Bom Jesus (778 mm), São Bento (771 mm) e Paulista (745 mm).

A umidade relativa do ar é bastante elevada (com média anual de cerca de 85%). Há um dito popular de que Pelotas é a segunda cidade mais úmida do mundo, atrás apenas de Londres na Inglaterra.

Amapá

O município de Calçoene, no Amapá, foi identificado como o local mais chuvoso do Brasil, com uma precipitação média anual de 4.165 mm. A análise dos dados foi realizada em 2006 pelo pesquisador Daniel Pereira Guimarães, da área de agrometeorologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa ...

Amazonas

No ano passado, o estado brasileiro onde foi registrada a maior quantidade de chuvas no país foi o Amazonas, com uma precipitação máxima anual de 3.744 mm. Em grande parte esta grande quantidade de chuvas é causada pela umidade da região, onde fica localizada a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.

Chuva causa deslizamentos e quedas de árvores no Norte de SC
Ele explica que os ventos que vêm do litoral trazem a umidade para perto da Serra do Mar. Como não há vento forte o suficiente para transpor o paredão formado pela serra, acaba chovendo constantemente na base dela.

Muitas árvores da região absorvem uma grande quantidade de água dos solos e emitem boa parte disso para o ar, como se fosse uma bomba d'água. Assim, quanto maior a quantidade de gotículas de água em forma de vapor que estiverem na atmosfera, maiores são as chances de chover.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

A concentração de chuva em Minas Gerais neste momento é reflexo da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), um fenômeno que tem por característica provocar chuvas fortes por ao menos quatro dias consecutivos com acentuado volume.

O índice pluviométrico varia entre 1.000 e 1.750 milímetros. É predominante em grande parte do Maranhão, do Piauí, do Ceará e da Bahia.

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano. Para um breve comparação, a média anual de chuva na Amazônia é de 2.300 mm.

O Polígono das Secas é uma região geográfica definida e delimitada pela legislação brasileira, sendo marcado pela ocorrência do fenômeno da seca. Ele está localizado na região Nordeste e Sudeste do Brasil, abrangendo áreas de nove estados. É caracterizado, no geral, pelo baixo regime de chuvas e pela aridez do solo.