Qual CID para colecistectomia?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Tratamento. A colecistectomia é o tratamento recomendado para pacientes com CID K80. O tratamento consiste na remoção cirúrgica da vesícula biliar por meio de uma videolaparoscopia.

0 – Convalescença após cirurgia (recuperação do paciente) CID Z54. 0 é o código da Classificação Internacional de Doenças para convalescença após cirurgia.

Quadro clínico da Colecistite Aguda
Os pacientes com colecistite aguda, geralmente, referem uma dor contínua em abdome superior, sobretudo em hipocôndrio direito e epigástrio, podendo irradiar para o dorso. Essa dor costuma piorar após ingesta de alimentos gordurosos, devido ao estímulo de contração da vesícula biliar.

CID 10: H250 CID
A categoria H250 refere-se a catarata senil incipiente e faz parte do grupo entre H25 e H28 e do Capítulo VII do livro CID 10.

A categoria Z732 refere-se a falta de repouso e de lazer e faz parte do grupo entre Z70 e Z76 e do Capítulo XXI do livro CID 10.

O CID Z76. 5 – Pessoa fingindo ser doente [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia.

CID Z76.5

O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia.

Ou seja, qualquer dor que atrapalhe o trabalho por mais de 15 dias dá direito ao benefício. Não é necessário que a doença deixe a pessoa inválida.

A colecistectomia é uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo remover a vesícula biliar. Esse órgão se situa próximo ao fígado. A vesícula tem a função de auxiliar na digestão de gorduras. É também na vesícula que podemos encontrar a bile, aquele líquido produzido pelo fígado e enviado ao intestino.

O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética. Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.

A suspeita de Colecistite aguda é feita através da história clinica do paciente e do exame físico. O diagnóstico na maioria das vezes é feito através de uma ecografia. Exames de Sangue: Alteração do hemograma pode evidenciar sinais de infecção, como a leucocitose e a bastonetose.

A principal causa da colecistite é a formação de cálculos biliares (colelitíase) que bloqueiam o duto cístico, impedindo que a bile saia da vesícula biliar e alcance o duodeno, onde se processa a emulsificação das gorduras.

CID E29 – Disfunção testicular (hiperfunção ou hipofunção) O CID E29 é empregado para indicar Disfunção testicular na Classificação Internacional de Doenças. Isso inclui diferentes anormalidades anatômicas ou no funcionamento do órgão masculino.

4: Sequelas de acidente vascular cerebral não especificado como hemorrágico ou isquêmico.

A Classificação Internacional de Doenças (CID) é a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo e contém cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte.

Em um prazo de 60 dias, se o funcionário apresentar atestados com o mesmo CID (mesma doença), cuja soma dos dias seja superior a 15 dias(seja contínuo ou não), ele poderá ser encaminhado ao afastamento pelo INSS.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº1. 8.19 que determina que a CID não deve constar em atestados médicos.

Diante da apresentação de atestado médico com CID Z76. 5, a empresa poderá aplicar punições ao empregado. As punições vão desde a advertência, suspensão, e até demissão por justa causa. A Justiça do Trabalho vem entendendo que são válidas as punições.

CID J11: o que significa? A CID J11 – Influenza (gripe) devida a vírus não identificado é uma infecção do sistema respiratório. Pode provocar Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os sintomas da SG costumam durar poucos dias, mas a doença pode evoluir para uma pneumonia.

Os médicos não devem inserir o CID no atestado, salvo por pedido expresso de seu paciente ou de seu representante legal. Caso contrário, atentariam contra a privacidade da pessoa, o que sujeita o profissional à reparação devida.

Clique aqui.

  1. Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). ...
  2. Síndrome de Burnout. ...
  3. Dorsalgia. ...
  4. LER. ...
  5. Hérnia de disco. ...
  6. Varizes.