Qual CID de depressão que aposenta?

Perguntado por: esoares2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Depressão aposenta? (CID F. 32.3). Sim, Depressão pode dar direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

Como conseguir provar na perícia que a depressão dá direito a aposentadoria

  1. O médico psiquiatra deve examinar o trabalhador e confeccionar um laudo observando se as causas da doença estão vinculadas ao relacionamento no trabalho. ...
  2. Na perícia é que o médico vai dizer se há incapacidade para o trabalho.

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

F41.2 Transtorno misto de ansiedade e depressão
Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

CID F32 – Episódios depressivos é uma condição na qual o paciente experimenta “um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade”, de acordo com o DATASUS. A depender do número e da severidade dos sintomas, se apresenta forma leve, moderada ou grave.

Será necessário passar por uma perícia médica do INSS. O INSS exige que o segurado cumpra uma carência, ou seja, uma contribuição de no mínimo 12 meses, para ter direito ao benefício. Estando você trabalhando de carteira assinada, será a empresa responsável em fazer a solicitação do auxílio ao INSS.

Além disso, deve informar ainda a medicação que foi prescrita, e finalmente a necessidade de afastamento do trabalho e por quanto tempo. Se você estiver com alguma doença emocional, depressão, por exemplo, não vá a perícia muito bem arrumado(a) e ou perfumado(a).

F32.3 Episódio depressivo grave com sintomas psicóticos
2) mas acompanhado de alucinações, idéias delirantes, de uma lentidão psicomotora ou de estupor de uma gravidade tal que todas as atividades sociais normais tornam-se impossíveis; pode existir o risco de morrer por suicídio, de desidratação ou de desnutrição.

Se você infelizmente tem depressão e está se sentindo incapaz de realizar as suas atividades no trabalho, poderá recorrer à ajuda do INSS. Recomendo que você mostre para o perito o que a doença afeta na sua vida e, em principal, no trabalho.

2 é o código para transtorno misto ansioso e depressivo, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

É por isso que, embora o psiquiatra seja o profissional especializado em transtorno de saúde mental, conversar sobre seu estado de ânimo com um profissional de outra área pode também ser benéfico, já que ele ou ela poderá investigar os sintomas mais a fundo para entender sua causa.

1 é o código para Ansiedade generalizada, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Abordo a partir de agora o significado deste código CID, além de procedimentos para diagnóstico e tratamento. Leia até o final e confira também soluções para qualificar a assistência médica em casos como esses.

Então, durante o período do atestado médico ou enquanto o empregado estiver afastado pelo INSS, ele não poderá ser imediatamente demitido. De qualquer forma, a empresa não poderá demitir o empregado em razão da depressão, assim como não poderá demitir um empregado que desenvolveu depressão por causa do trabalho.

Requisitos para receber auxílio-doença com ansiedade
Estar afastado das atividades por mais de 15 dias, devido à mesma doença; ou. Estar afastado do trabalho por mais de 15 dias, intercalados em um prazo de 60 dias; Possuir 12 contribuições mensais à Previdência Social (algumas doenças são isentas desta obrigação);

A CID F32. 2 indica episódio único e sem sintomas psicóticos de depressão, que pode ser: Agitada: sensação de angústia e irritabilidade, com risco de suicídio. Maior: sentimentos de culpa e desânimo, afetando sono, libido e concentração.

CID F43 é o código para Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação na Classificação Internacional de Doenças.

Perda de interesse nas atividades comuns; Preocupação excessiva; Irritabilidade; Dificuldade em se concentrar ou dormir.

O CID F33 indica transtorno depressivo recorrente. Segundo o DATASUS, o código é caracterizado pela “ocorrência repetida de episódios depressivos correspondentes à descrição de um episódio depressivo (F32) na ausência de todo antecedente de episódios independentes de exaltação de humor e de aumento de energia (mania)”.

O que levar na perícia do auxílio por depressão?

  1. Laudos médicos atualizados que atestam a depressão e também que você está incapaz para o trabalho. Muito importante levar laudo recente;
  2. Atestados de afastamentos pela depressão;
  3. Guias e pedidos de medicamentos controlados;