Qual Cid da tendinopatia do Supraespinhal?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

TENDINOPATIA DO SUPRAESPINHOSO (CID 10 M75) e DESIDRATAÇÃO PARCIAL DISCAL DE C2-C3 a C4-C5 (CID 10 M51) NO OMBRO DIREITO E COLUNA CERVICAL.

Lesões do ombro (M75)

Se você é segurado do INSS e sofre de tendinite, existem 3 benefícios previdenciários que podem ser solicitados para o Instituto. 1) Auxílio-acidente. 2) Auxílio-doença — benefício por incapacidade temporária. 3) Aposentadoria por Invalidez — aposentadoria por incapacidade permanente.

Empregado vinculado à empresa deve estar afastado do trabalho por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).

O termo mais adequado para esses casos é tendinopatia, que se refere a alguma adversidade no tendão, muitas vezes tendo como sintoma essa inflamação na membrana que encobre o tendão. Com isso podemos perceber que a tal da inflamação não é o real problema desse tendão, ela só é uma consequência.

O problema tem cura, mas é importante dizer que a remissão completa das dores e demais sintomas pode demorar de semanas a meses. Em geral, a primeira coisa a ser receitada é o repouso para permitir que as estruturas lesionadas cicatrizem e não piorem com o esforço e o atrito da movimentação.

O ideal é fazer o trabalho de musculação quando a tendinite ainda está no começo, causando pouco impacto na articulação. Mas a maioria das pessoas só pensa em fortalecer o ombro com exercícios quando já a doença está mais adiantada e causando dor.

M75 - Lesões do ombro.

CID M75. 1 é o código da Classificação Internacional de Doenças para Síndrome do manguito rotador.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

O CID M79. 1 indica que o paciente apresenta quadro de mialgia – ou seja, dores musculares em várias partes do corpo.

O valor do benefício, como forma de indenização, corresponde a 50% do salário benefício, e é requerido mensalmente, exceto o segurado especial, que será 50% do salário mínimo.

A tendinopatia do supraespinhal é o nome dado a todas as lesões em tendões, que pode também ser chamada de tendinite. Ela sempre está relacionada à inflamação no tendão atingido. Geralmente, quando há lesão, ainda, ela ocorre na junta do músculo e do osso.

Para o diagnóstico e tratamento da tendinite o médico reumatologista é o mais indicado. Ele ajuda no tratamento de problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos).

O repouso, associado ao uso de gelo, manobras de compressão e elevação do membro afectado permitem uma redução da inflamação e da dor, permitindo a recuperação de uma tendinite em alguns dias ou semanas. As tendinopatias demoram entre dois a seis meses a recuperar.

Isso mesmo: 30 dias! Detalhe importante: pela Lei 605 / 49, combinada com a Lei 5.081 / 66, somente médicos e odontólogos poderiam ter emito algum atestado para fins de abonos de faltas ao trabalho.

Estou com tendinite. A empresa pode me mandar embora? Dessa maneira, o trabalhador que se afasta pelo INSS e recebe auxílio-doença B-91 por ter ficado com tendinite, ao retornar ao trabalho não pode ser demitido. Nesse caso o empregado terá estabilidade no emprego, provisoriamente, por 12 meses.

A tendinite crônica ocorre quando, em vez de ser pontual, ela se repete ao longo do tempo sem recuperação completa. É um problema significativo, pois afeta pessoas ativas e menos ativas, causando dor, limitando tanto as funções ocupacionais, quanto o desempenho esportivo.

Fases da tendinopatia
É importante salientar que se a patologia não for tratada na fase inicial, pode desencadear um processo inflamatório que poderá causar microlesões no tendão, chegando à ruptura total.

Em geral a tendinopatia é a dor crônica nos tendões, enquanto a tendinite é causada por inflamações agudas. Porém na prática sua classificação é totalmente teórica e não possui relevância para o tratamento do paciente.

Tendinopatia supraespinhal
A tendinite supraespinhal é a inflamação do tendão do músculo supraespinhal, localizado na região do ombro. É também chamada se síndrome do impacto do ombro, visto que seus sintomas são bem comuns em pessoas que fazem movimentos repetidos com os ombros.