Qual CID dá atestado de 1 dia?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Não é de hoje que alguns empregados agem de má-fé, e possuem o intuito de obter atestado médico para faltar ao trabalho, mas tal situação pode gerar implicações ao trabalhador. O que muitos não sabem, é que diante desta situação o médico pode fornecer um atestado médico, e informar no documento o CID 10 Z76. 5.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº1. 8.19 que determina que a CID não deve constar em atestados médicos. Por isso, o diagnóstico da doença e o número que ele representa perante a Classificação Global só devem ser inseridos no documento caso o paciente peça.

Confira, a seguir, os principais códigos padronizados pela CID-10: I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89);

O que inventar para pegar atestado médico?

  1. 1 Ligue para o patrão ou supervisor bem cedo na manhã seguinte. Não enrole: quanto mais cedo você ligar, melhor. ...
  2. 2 Você precisar “soar” doente. ...
  3. 3 Esteja preparado para as perguntas. ...
  4. 4 Finalize a ligação de maneira positiva.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

O CID Z01 indica situações em que pacientes sem queixa ou diagnóstico de alguma condição passam por exames e investigações que não estão listados no CID Z00 – Exame geral e investigação de pessoas sem queixas ou diagnóstico relatado.

O CID Z34 indica Supervisão de gravidez normal. Ou seja, há acompanhamento médico a uma gestante que não possui condição médica que acarrete no risco de intercorrências tanto para ela quanto para o feto.

CID R53 é o código para mal-estar, fadiga, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID Z76.3 no atestado médico
Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

CID R50 é o código para Febre de origem desconhecida e de outras origens, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID G40: o que significa? CID G40 – Epilepsia é uma doença caracterizada por uma “predisposição permanente do cérebro em originar crises epilépticas e pelas consequências neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais destas crises”.

Se realmente estiver doente e precisar de um atestado, solicite ao médico um prazo maior do que o necessário. Em seguida, volte ao trabalho alguns dias antes. Assim, vai parecer um funcionário dedicado que utiliza menos dias de licença do que o recomendado pelo médico.

Neste post apresentaremos 6 doenças que comumente causam o afastamento do trabalhador. Confira!
...
Clique aqui.

  1. Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). ...
  2. Síndrome de Burnout. ...
  3. Dorsalgia. ...
  4. LER. ...
  5. Hérnia de disco. ...
  6. Varizes.

Na Nota Informativa nº4, o Ministério da Saúde traz orientações para emissão de atestados e receitas médicas virtuais. Os atestados ou as receitas poderão ser aceitas em meio digital como smartphones, tablets, e-mail, plataformas de consulta virtual, WhatsApp, entre outros.

CID A09 é o código para Diarreia e Gastroenterite de Origem Infecciosa Presumível, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Em termos legais, a empresa pode recusar um atestado médico quando desconfiar da veracidade do documento ou da aptidão do funcionário para exercer as suas atividades.

CID R10 é o código para Dor abdominal e pélvica, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Então, no caso da ansiedade incapacitar o colaborador, a conduta deve ser de afastamento do trabalho. De acordo com as leis trabalhistas, a empresa deve arcar com os 15 primeiros dias dessa ausência. A partir do 16° dia, se o funcionário ainda precisar continuar afastado, ele deverá ser encaminhado ao INSS.

Contudo, antes de qualquer coisa, é necessário ressaltar que qualquer doença psicológica pode justificar o afastamento de funcionário. Para tal, é preciso que a condição incapacite a pessoa de exercer as suas funções laborais, conforme explica o artigo 59 da Lei 8.213, de 1991.