Qual chuveiro esquenta mais 110 ou 220?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Lembrando que, geralmente, o chuveiro de 220 volts esquenta um pouco mais do que o de 110, mas ambos consomem uma quantidade parecida de energia.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.

A ducha Zagonel Sublime oferece além do melhor controle de temperatura eletrônico uma ótima performance em termos de aquecimento da água. São 7500w na versão de 220v e 5500w na de 127v. Ele realmente esquenta muito bem a água, deixando o banho muito agradável até mesmo em dias mais frios.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Baixa potência do chuveiro
Isso ocorre porque quanto maior for a potência do seu chuveiro, mais ele esquentará a água. Consequentemente, se a potência for baixa, a água pode ficar mais gelada em dias frios. Assim, um chuveiro que possui 4500W, por exemplo, não será tão quente quanto um de 7500W.

1 - Potência do chuveiro
Quanto maior a potência, mais quente a água será. Mas atenção, às vezes, você vai precisar adequar as instalações elétricas para ter um chuveiro de 8 mil watts, por exemplo. Os de maior potência também consomem mais energia.

O que determina o consumo energético de um chuveiro ou de qualquer aparelho elétrico é a sua potência e não a sua voltagem. Assim, quanto mais potência ele tiver, maior será o consumo de energia elétrica. Contudo, o uso em 220v é mais vantajoso e até necessário quando você tem mais de um chuveiro em casa.

Apesar dos riscos de choque, como já mencionado anteriormente, a instalação 220V é mais segura do que a de 127V. Isso porque as tomadas 220V possuem menor fluxo de corrente elétrica. Como a instalação utiliza fios mais finos, as perdas são amenizadas proporcionando mais segurança.

Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.

Confira cinco chuveiros elétricos modernos que se destacam na tecnologia para um banho perfeito:

  • Chuveiro Acqua Duo - Lorenzetti. R$ 455,69 Comprar.
  • Ducha eletrônica Fit - Hydra. R$ 155,90 Comprar.
  • Ducha sublime eletrônica - Zagonel. ...
  • Chuveiro digital polo plus - Hydra. ...
  • Ducha Duo Quadra multitemperaturas - Lorenzetti.

Antes de comprar um chuveiro, cheque a amperagem do disjuntor da casa, no quadro de energia, para não correr o risco dele desarmar na hora do banho. Além desses pontos, a pressão da água do cano do chuveiro é outra característica importante para se atentar na hora de comprar um modelo.

Os chuveiros elétricos também são mais econômicos porque jorram água quente no momento em que são ligados, enquanto duchas com aquecimento a gás, por exemplo, podem levar algum tempo, desperdiçando água até atingir a temperatura desejada.

Mas o que isso significa? Podemos dizer que instalações prediais elétricas que usam como padrão 220 V vão ter menos corrente passando pelos fios, permitindo que eles possam ser mais finos e, por consequência, são mais baratos.