Qual chuveiro é mais econômico elétrico ou eletrônico?

Perguntado por: ljesus3 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Outra diferença, muito boa e importante, é que o chuveiro eletrônico é mais econômico que o chuveiro elétrico. Eles são mais caros, mas no fim das contas, com a economia da energia e a maior duração da resistência, compensam muito.

Por que o chuveiro elétrico consome muita energia? Dentro de uma residência, esse o chuveiro elétrico é o aparelho com maior potência e, por isso, pode ser o responsável pelo aumento médio de até 25% nas faturas.

O Lorenzetti Acqua Duo é o melhor chuveiro elétrico hoje. Ele conta com 7800 W de potência, jatos de água fortes, comando eletrônico e regulagem de inclinação. Ainda possui resistência Loren Ultra de maior duração, ducha manual, e é um chuveiro compatível com aquecimento solar e aquecimento a gás.

Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V. “Digamos que os fios gastem 10% da energia consumida por um chuveiro de 220V, os mesmos fios gastarão 40% da energia consumida por um chuveiro de 110V.

Chuveiro econômico: Atender as suas necessidades
Lembre-se, quanto maior a potência do chuveiro, mais energia elétrica ele vai consumir. Quanto maior for o volume de água deste chuveiro, maior será o gasto de água para o banho. Todas essas informações devem ser avaliadas na relação custo-benefício.

O chuveiro elétrico é uma invenção brasileira. Surgiu em decorrência da falta de infraestrutura do país, que nos anos 1930 - ao contrário da Europa - as grandes cidades não possuíam redes de gás para o aquecimento da água.

- Antes de ligar o chuveiro pela primeira vez, coloque na posição desligado e deixe a água correr por alguns segundos, depois feche a torneira e passe para posição desejada. Isso evitará que a resistência queime. - Normalmente os chuveiros elétricos tem uma chave com 3 posições: Inverno, Desligado, Verão.

Vantagens do chuveiro eletrônico
A principal vantagem destacada é o fato da pessoa que estiver tomando banho conseguir regular a temperatura exata da água em mais opções do que o chuveiro comum proporciona. Além disso, também é uma opção mais segura, por permitir a mudança de temperatura da água com o aparelho ligado.

Cálculo de energia elétrica
Se o chuveiro tiver uma potência de 3600 watts, a conta seria: (3600/1000) x 100 = 360 KWh.

Exemplo de consumo de chuveiro de 5500 watts
Se ele for utilizado duas horas, seu consumo diário ficaria em um total de 11 kWh. O cálculo seria 5.500w / 1000 x 2 = 11 kWh).

Economia: Quem fecha o registro enquanto se ensaboa e diminui o tempo de banho para 5 minutos consome 45 litros (casa) e 81 litros (apartamento) ou 15 litros (casa) e 48 litros (apartamento), para chuveiros elétricos.

Resumidamente, o chuveiro com resistência blindada ou ducha blindada oferece mais segurança e durabilidade. A proteção da resistência evita a oxidação, impedindo que ela queime facilmente, e também diminui as chances de choques elétricos.

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho. Mas para que o chuveiro funcione corretamente, a rede elétrica precisa ser compatível.

No caso dos chuveiros, a verdade é que, em termos de gasto de energia, não existe diferença entre o de 127v e o de 220v. Ou seja, se você for levar em consideração somente a tensão, não importa se você vai comprar o chuveiro de uma tensão ou de outra.

O chuveiro Advanced Flex da Lorenzetti é a opção mais equilibrada em relação a preço, potência e consumo. O modelo possui espalhador largo, boa potência com 6000w na opção de 220v e regulagem eletrônica de temperatura que diminui o tempo de aquecimento da água quando colocado na posição de água quente.

220 volts

Qual é a tensão com manutenção mais barata? Resposta Esperada: É a 220 volts. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais finos e mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final. Também nas residências a espessura dos fios pode ser menor quando se usa 220 volts.

O chuveiro elétrico é o tipo de chuveiro mais simples disponível no mercado. Em geral, ele possui três temperaturas: quente, morno e frio e, normalmente, é o que tem a potência mais baixa.

Na generalidade da Europa a água chega bem fria no inverno, e é necessária muita energia para a aquecer. Fornecer essa energia toda de forma rápida numa cabeça de chuveiro não é fácil.

"O Peru é o maior importador de chuveiro elétrico do mundo, mas outros mercados importantes são Bolívia, Paraguai, México, Costa Rica, Guatemala, Equador e Cuba", afirma Maria.

Nos EUA, quem usa o banheiro percebe que não existe lixeira e o comum é você jogar o papel direto no vaso e dar descarga. Encanamentos americanos são próprios para receber papel higiênico e vai tudo literalmente por água abaixo mesmo!