Qual choque que gruda 110 ou 220?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V. A ideia de que os aparelhos 220V são mais econômicos do que os 110V é equivocada.

Os raios e os fios de alta tensão (voltagem superior a 600 volts), costumam provocar esse tipo de acidente.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Agora, se for ao contrário e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

No caso específico dos chuveiros, a diferença de potencial da rede elétrica estabelece uma corrente entre os terminais de seu próprio resistor de aquecimento, e não pela água que, por mais condutora que seja, representa uma resistência, de muito maior valor, em paralelo com a primeira.

Dicas para não morrer em choque elétrico no chuveiro:
Geralmente são chuveiros maiores; Caso a resistência queime/rompa, e você opte por não efetuar a troca utilizando ainda o mesmo chuveiro, melhor deixá-lo com a chave em modo “desligado/frio”. Providencie o aterramento do seu chuveiro caso este não esteja feito.

Tipos de choque elétrico

  • Choques estáticos. Neste caso, ele é provocado por uma eletricidade estática que permanece em certas superfícies, decorrentes de atritos ou efeitos capacitivos. ...
  • Choques dinâmicos. ...
  • Descargas atmosféricas.

A potência e eficiência andam juntas, somente se estiver tudo certo. Então resumidamente, ligar equipamento 220 em tomada 110, deixa seu equipamento com baixa potencia, rendimento, não é recomendável.

Bom dia, problema não tem, pois terá que usar um transformador para converter a energia 127 para 220, irá aumentar um pouco o consumo de energia mas não te trará problema algum.

Eles são aqueles que permitem que você utilize equipamentos de tensão diferente da que é fornecida à sua casa. Por exemplo, ligar uma televisão que precisa de tensão 220V em uma tomada de tensão 110V ou vice-versa. É só ligar o aparelho no autotransformador e conectá-lo à tomada!

Pode sim desde que seja compatível com o modelo do chuveiro. Mas verifique a potência pois a maioria dos chuveiros possuem potências diferentes para 127v e 220v e principalmente é preciso readequar a fiação do chuveiro.

Nunca ligue aparelhos em voltagens que não são compatíveis com suas especificações, tanto um aparelho que funciona em 110 ou 127 V. em tomada de 220 V., quanto o contrário.

110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127. Isso é perfeitamente normal.

Sim, mas com o tempo ele pode danificar pois a tensão 127v não é constante caso seja tensão alternada.

Essa confusão acontece porque a tensão nominal de 110 V já foi utilizada no Brasil e até hoje alguns países fazem uso dela. Mas, a verdade é que, a partir de 1986, o governo brasileiro tomou algumas medidas para padronizar as tensões de energia elétrica.

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.