Qual chocolate tira o sono?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O jornal The New York Times publicou um estudo que aponta que os chocolates mais escuros possuem, ainda, outras substâncias estimulantes, como a teobromina, responsável por aumentar os batimentos cardíacos e capaz de tirar o sono. Portanto, tenha ainda mais atenção com esses!

De acordo com um estudo da instituição americana National Sleep Foundation, o chocolate pode afetar a qualidade do descanso noturno, devido à quantidade de cafeína que traz em sua composição.

Isso ocorre, pois o açúcar presente em sobremesas, chocolates, ultraprocessados e refrigerantes funciona como um estimulante para o organismo, reduzindo a qualidade do sono.

Chocolate: por ser fonte de cafeína, açúcar e outros estimulantes, o alimento pode não somente atrapalhar o sono como também promover acúmulo de gordura enquanto você dorme.

O que fazer para tirar o sono

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

Além da prática de exercício físico, outras táticas também ajudam a se manter bem acordado sem cafeína, como escutar música (mas precisa ser agitada), se expor à claridade, manter uma alimentação saudável e não esquecer da ingestão de água.

Chocolate branco não tem cafeína
Sendo a gordura separada dos sólidos do cacau, restaria apenas um vestígio.

Traçar um chocolatinho na hora de ir para a cama não é uma boa ideia se você estiver batalhando para controlar a compulsão por doce. Segundo uma pesquisa publicada na revista científica norte-americana Appetite, o que é consumido à noite afeta os níveis de açúcar no sangue por até 14 horas.

O teor de cafeína do cacau é de cerca de 7 mg por xícara, enquanto a xícara média de café chega a 80 mg por xícara, ou até mais em alguns casos. Essa é uma grande diferença.

É importante consumir o chocolate algum tempo antes de ir se deitar. Para conseguir os benefícios do chocolate, o recomendado é que você consuma até 25 gramas por dia, ou pelo menos 1 vez na semana. E, com isso, dar preferência sempre aos chocolates com concentração de cacau acima de 70%.

Mas o chocolate também tem cafeína, teobromina e, dependendo do tipo, açúcares em grande quantidade, que podem prejudicar a qualidade do sono. “Ou seja, o chocolate quando consumido em doses moderadas, longe do horário de dormir, pode ajudar no bom humor, estresse e qualidade do sono.

Não faz mal, mas pode atrapalhar seu sono. Afinal, é comprovado que a maçã é um alimento que ajuda a se manter desperto. Isso acontece pois ela contém açúcares naturais, que são responsáveis por causar uma reação do organismo semelhante à cafeína, fazendo com que a gente se sinta mais desperto e atento.

Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo: Café forte; Guaraná em pó; Açaí; Chocolate preto; Chá de gengibre.

As cerejas aumentam em até 15% a produção de melatonina, o hormônio que regula seu ciclo de sono. Essa fruta seca também é uma boa fonte de triptofano, além disso as nozes têm sua própria fonte de melatonina que irá ajudá-lo a dormir mais rápido.

Normalmente, a insônia está associada a estresse, hábitos inadequados, um estilo de vida desregrado, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais. Além disso, pode ser resultante de problemas respiratórios e gastrointestinais, dores crônicas, e o uso de determinados medicamentos.

Sentir sonolência após comer um petisco açucarado tal como o chocolate é normal. Grandes quantidades de chocolate podem levar a um aumento rápido do açúcar no sangue e uma conseqüente queda abaixo dos níveis normais. O resultado é a fadiga.

Apesar de ajudar no processo da digestão, a diminuição do sangue resulta na diminuição do transporte do oxigênio. Ou seja, quando existe menos oxigênio no cérebro, nosso organismo reage e entra em estado de “hibernação”, por isso, sentimos sono.

Invista em opções como castanhas, frutas e iogurtes, por exemplo. 2- Beba mais água: no trabalho, mantenha uma garrafinha de água sempre com você, pois a desidratação pode causar sonolência. 3- Respire fundo: as respirações mais fundas aumentam a quantidade de oxigênio no sangue e combatem a sensação de sono excessivo.

7 dicas para você acordar cedo com mais disposição

  1. Tenha uma rotina do sono. ...
  2. Defina um horário para dormir. ...
  3. Evite comer alimentos pesados antes de dormir. ...
  4. Vença o modo soneca. ...
  5. Deixe a luz entrar. ...
  6. Faça exercício físico regularmente. ...
  7. Capriche no café da manhã

Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida.