Qual chocolate que não tem cafeína?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Como a cafeína é encontrada nos sólidos do cacau e não em sua manteiga, o chocolate branco não contém cafeína.

O chocolate contém cafeína em quantidades que variam de acordo com o tipo. Quantificando, uma barra de chocolate ao leite de 450 g, contém 9 mg de cafeína. Apesar de parecer pouco – já que uma xícara de café normal possui cerca de 100 mg dessa substância – o exagero no consumo pode prejudicar o sono.

O chocolate amargo contém um pouco de cafeína, mas muito mais de um composto chamado teobromina, um conhecido estimulante do sistema nervoso relacionado à cafeína.

O cacau possui composição química única, com destaque para as metilxantinas teobromina, em maior concentração, e cafeína. A teobromina apresenta principalmente ação diurética, além de psicoestimulante, considerada como principal ação fisiológica da cafeína.

Adeus, café! Nutricionista entrega seis substitutos para a cafeína

  • Do café da manhã ao lanche da tarde, descubra as melhores alternativas ao cafezinho.
  • Cereais integrais. ...
  • Chá Verde. ...
  • Suco de Grama do Trigo (wheatgrass) ...
  • Levedura Nutricional (Nutritional Yeast) ...
  • Chá de Ginko Biloba. ...
  • Cacau.

A solução rápida
O Dr. Adam Splaver, um cardiologista do sul da Flórida, sugere uma boa hidratação para eliminar a cafeína do seu sistema. O exercício também pode ajudar, pois queimará o excesso de energia enquanto acelera o metabolismo.

Chocolate
Um copo com 240 ml de leite com achocolatado tem de 5 a 10 mg de cafeína, mas essa quantidade pode chegar a 15 ou 20 gramas de acordo com o tipo de chocolate utilizado no preparo da bebida.

12,3 mg

— Uma xícara de cacau tem cerca de 12,3 mg de cafeína.

8 vitaminas, 1 mineral, 1.000 mg de Vitamina C e 75 mg de cafeína na sua formulação.

Mas espera, então o açaí tem cafeína ou não? O fruto em si não possui cafeína. O que contém cafeína são os ingredientes ADICIONADOS ao açaí, sendo o mais popular deles o guaraná. O guaraná é um fruto que contém cafeína natural e, uma vez adicionado ao açaí, torna-se uma bebida energética.

Chocolate amargo

Chocolate amargo 70% ou mais, sempre!
Os estudos que relacionam a ansiedade e o consumo de chocolate são inúmeros e cada vez mais recorrentes. Recomenda-se um consumo diário entre 30 e 40 gramas do chocolate amargo 70% para aumentar a serotonina e, consequentemente, a sensação de bem-estar no organismo.

Bebidas e alimentos com cafeína
O composto químico pode ser encontrado, principalmente, nos grãos de café, cacau, erva-mate, noz de cola e frutos do guaraná. Ou seja, bebidas a base de cola e guaraná, bem como os chás (mate, branco e verde), além do chocolate e, é claro, o nosso querido café, possuem cafeína.

Bebês e crianças não podem comer cacau.
Já o chocolate, que além do cacau tem leite, açúcar e outros ingredientes, só deve ser oferecido para crianças maiores de 2 anos.

O cacau contém doses significativas de cafeína, que pode gerar insônia e irritabilidade gástrica em pessoas com problemas gastrointestinais.

O cacau possui contraindicações? Embora seja rico em nutrientes benéficos para a saúde, o cacau também possui cafeína em sua composição. Além de insônia e agitação, a cafeína pode causar sensação de irritabilidade gástrica em quem tem úlceras e gastrites ou problemas intestinais.

O café descafeinado, assim como o nome sugere, possui pouquíssima cafeína se comparado a um tradicional. Apesar de muitos acreditarem que ele tem zero desse composto, na verdade, ele possui 3% na sua composição.

Espresso sem cafeína suave
O Café Espresso Decaf, da marca Três Corações, é uma bebida que veio para surpreender. Ao contrário do que muitos pensam, este café sem cafeína apresenta todo o sabor e aroma esperados de um café tradicional. Deliciosamente encorpado, é uma bebida ideal para quem busca evitar a cafeína.

Cada comprimido contém: dipirona monoidratada (equivalente a 500,0mg de dipirona).......................................................... 527,03mg cafeína..................................................................................................................................................

Por outro lado, abusar do café pode causar arritmia, agitação, irritabilidade, nervosismo e insônia. Em gestantes, o consumo acima da quantidade segura pode causar atraso na formação cerebral do feto.

Sintomas da sensibilidade à cafeína

  1. Palpitações;
  2. Dor de cabeça;
  3. Ansiedade;
  4. Agitação;
  5. Insônia;
  6. Tremedeiras;
  7. Irritabilidade;
  8. Urgência para usar o banheiro.