Qual chocolate dá mais energia?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

chocolate branco

É um chocolate produzido através da manteiga do cacau, sendo mais calórico que os demais. Contudo, seus benefícios estão na característica de não ter cafeína em sua composição, além de oferecer mais energia para o corpo.

chocolate amargo

O chocolate amargo contém serotonina, o neurotransmissor “não se preocupe, seja feliz”, conhecido por melhorar o humor. A baixa atividade da serotonina aumenta o risco de depressão e pode desempenhar um papel no desenvolvimento da doença de Alzheimer em idosos, de acordo com pesquisa em Neuropsicofarmacologia .

A batata doce é uma campeã entre os alimentão que dão mais energia. Em parte por causa dos caboidratos, a fonte de combustível mais rápida do nosso sistema. Ela contém carboidratos integrais, ricos em fibras, que são absorvidos mais lentamente do que a farinha branca e o açúcar.

Chocolate escuro contém cafeína, e pode ajudar a aliviar os sintomas da síndrome da fadiga crônica. Quanto maior a percentagem do cacau de chocolate escuro, menos açúcar e leite que contém. Se você é sensível aos efeitos da cafeína, comer chocolate escuro apenas em pequenas quantidades.

Pratique atividades físicas. Por mais que fazer exercício físico seja a última coisa que você queira fazer quando não sente vontade de fazer nada, aqui não falamos apenas de ir à academia todos os dias, mas pensar em outras atividades leves, como caminhar na praça, que te tragam prazer e bem-estar.

6 minerais e vitaminas para dar energia e disposição

  1. Vitamina B6. Também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 é essencial para diversas funções do organismo¹. ...
  2. Vitamina B9. A vitamina B9 também é muito conhecida como ácido fólico ou folato². ...
  3. Vitamina B12. ...
  4. Vitamina D. ...
  5. Cromo. ...
  6. Zinco.

Entre os nutrientes que combatem o cansaço físico e mental, 7 se destacam:

  • Vitaminas do complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Coenzima Q10. ...
  • Magnésio. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Cafeína. ...
  • Fosfatidilserina.

O abacate é uma excelente fruta para começar o dia. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 100 gramas da fruta possuem 96 calorias, sendo uma ótima fonte de energia. O abacate também faz parte do grupo de frutas com maior teor de gordura – possui 8,4g para cada 100g do alimento.

Vitamina C

A Vitamina C atua na melhora significativa do humor, reduzindo alguns sintomas relacionados ao estresse. Ela é responsável por estimular a produção de neurotransmissores que influenciam no nosso humor, como a serotonina, a adrenalina, a noradrenalina e a dopamina.

Banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.

Hormônios da felicidade e bem-estar: Como ativá-los

  1. Atividade física ao ar livre;
  2. Alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano, como vinho tinto, banana e tomate. ...
  3. Exposição ao Sol;
  4. Atividades relaxantes, como meditar e praticar yoga.

De acordo com pesquisadores das universidades de Roma e Áquila, na Itália, os flavonoides presentes no cacau realmente auxiliam no processo cognitivo (na memória, atenção e raciocínio do cérebro). Ou seja, o chocolate tende a ter um efeito positivo imediato em quem estuda e trabalha muito no dia a dia.

A endorfina é um hormônio produzido pelo cérebro e pelas glândulas suprarrenais que atua como um analgésico natural e pode ajudar a promover uma sensação geral de bem-estar e felicidade.

Os grãos, como o trigo, milho, aveia e o centeio são uma boa opção de fonte de vitaminas, fibras alimentares e proteínas. Por possuírem carboidratos e minerais, são uma ótima opção para gerar mais energia e disposição para o seu corpo.

Os carboidratos fornecem cerca de 60% da energia necessária para fazer o corpo funcionar e cereais integrais estão repletos de carboidratos complexos, que, por sua vez, são ricos em vitaminas e minerais.

A glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos, sendo um dos principais nutrientes da célula.