Qual cheiro espanta abelhas?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Para espantar as abelhas, você pode plantar, no jardim ou em vasos dentro de casa, algumas plantas cujo odor é desagradável para esses insetos: Louro. Hortelã-verde. Menta.

Faça um spray de repelente natural de abelhas misturando 3 colheres de sopa de hamamélis com 5 gotas de óleo de hortelã e 5 gotas de óleo de árvore-do-chá. Despeje essa mistura dentro do frasco de spray e agite-o bem. Borrife nas áreas onde você costume ver abelhas.

Direcione jatos de fumaça para a entrada do enxame com o fumegador. 2 Abra mais o buraco para alcançar os favos, utilizando ferramentas. Corte os favos um por um, removendo as abelhas e guardando no balde aqueles que contenham mel. 3 Recorte e transfira para a colmeia apenas os favos com cria.

Acenda velas de citronela
Também é possível acender velas de citronela ou outro aroma cítrico, que pode espantar as abelhas e ajudar a acabar com as muriçocas.

Se diariamente, em seu apartamento ou casa, você está sendo visitado por abelhas, pode estar certo que existe uma colméia por perto, garante o apicultor, Eugênio Lyssei. As abelhas se instalam em áreas urbanas por causa da depredação das áreas vegetais, explica ele.

A abelha também pode simbolizar fertilidade, comunicação, ordem, alma e justiça, variando conforme a origem do mito. Além disso, a abelha é sinal de boa sorte e prosperidade quando está por perto.

As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.

O inseticida neonicotinóide Tiametoxam causou alta mortalidade a abelha Iraí (N. testaceicornis), independente da forma de exposição, enquanto que o inseticida organofosforado Clorpirifós causou uma taxa de mortalidade mais alta quando exposto via nebulização direta sobre as abelhas.

Como se prevenir de ataques:
- As melíponas são menos atacadas que as trigonas, porém, em caso de ataque recomenda-se fechar a entrada esmagando o pito ou com cerume; - Manter espalhadas no meliponário famílias defensivas, como as Scaptotrigonas (Mandaguari ou Canudo), para desestimular o ataque das abelhas limão.

“Seja em um enxame, com abelhas migratórias (em deslocamento), ou em uma colmeia (abrigo construído em um local fixo), a primeira dica de segurança é se afastar do local e acionar o Corpo de Bombeiros Militar. Nós fazemos a vistoria e o extermínio do inseto.

Um dos efeitos da fumaça é impedir que os feromônios de alarme sejam bem percebidos pelas operárias, o que evita que muitas abelhas saiam da colméia para defendê-la.

As abelhas simbolizam cooperação, lealdade, disciplina, organização, ordem, alma e tantos outros significados e representações que esse animal ganhou em diversas culturas e religiões. A abelha-rainha, por exemplo, simboliza a realeza e fertilidade pela sua função dentro da colméia.

Bombeiros alegam que só podem retirar colmeia em casos de emergência; 1746 recomendou a contratação de um apicultor. Serviço custa R$ 450.

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.