Qual cheiro de cadáver?

Perguntado por: evarela8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Os cadáveres são frescos, mas os alimentos ingeri- dos horas antes de morrer, nem tanto. Assim, quando aberto o abdômen dos cadáveres, por vezes o odor se assemelha ao de dejetos fecais; outras vezes, quando coletado o material do es- tômago, um forte cheiro similar ao de vômito era exalado.

ENXOFRE

O enxofre é bastante abundante em nosso planeta, aparecendo principalmente na forma elementar e minerais com sulfetos e sulfatos. Conhecido desde a pré-história, na Bíblia é chamado de “pedra queimada“.

O cheiro da tioacetona é tão desagradável que, apesar de não se tratar em si de um composto tóxico, por conta do fedor ela se torna um grande perigo – capaz de causar pânico, náusea, vômito e desmaio a grandes distâncias, sendo capaz de intoxicar a área de uma cidade inteira.

Ele ocorre em 5 etapas e geralmente tem duração de duas a seis semanas em temperatura ambiente. No entanto, a depender de como é conservado e das condições as quais o corpo é exposto, pode demorar até 10 anos para terminar.

Quando se multiplicam dentro do corpo, estes micro-organismos consomem os nossos tecidos e libertam, durante o processo, gases como o sulfito de hidrogénio, o metano ou a amónia. São estes gases que conferem o cheiro a um cadáver em decomposição.

Isso acontece em um período de 12 a 14h após a morte. As bactérias começam a digerir as proteínas, e em seguida excretam gases como metano, cadaverina e putrescina. Elementos que geram um forte odor.

Para impedir o vazamento de líquidos, odores desagradáveis e outros problemas, é realizada a injeção de uma solução de formaldeído em uma das artérias do corpo. Esse líquido é responsável por criar uma pressão interna que permite drenar o sangue da veia jugular ou do coração.

O sintoma pode ser causado por lesões nasais, obstrução do canal nasal (como desvio de septo), rinite, sinusite, infecções que atinjam o nariz, ou ainda problemas neurológicos (como Alzheimer e Parkinson), câncer e determinados medicamentos.

O problema é real, está identificado e é um dos sintomas que alguns pacientes que já tiveram Covid-19 - e que já ultrapassaram o período da infeção - têm vindo a registar. Não é um sintoma particularmente conhecido, mas existe e chama-se “parosmia”, consistindo num fenómeno de “perversão do olfato”.

O odor do Cosmos é parecido com o de uma corrida de carros: lembra uma mistura dos cheiros de metal quente, óleo diesel queimado e fumaça de churrasqueira.

Outro terror dos médicos são as cirurgias que envolvem intestino morto. De acordo com a jornalista, um deles descreveu como “o pior cheiro possível. É basicamente, uma combinação de fezes e carne morta que infesta completamente todo o lugar”.

Conheça as flores mais cheirosas do Planeta Terra

  • Dama da Noite.
  • Gardênia.
  • Jasmim.
  • Lírio do Vale.
  • Maravilha.
  • Rosa.

Homem não era enterrado com os pés calçados, pois Jesus sempre andou descalço. Se aparecesse na porta do céu de sapatos, estaria querendo ser melhor que o filho de Deus, e o castigo para tal ofensa era dos mais graduados.

O corpo libera gases como o metano, cadaverina e putrescina. Esses gases podem causar, à medida que vão se acumulando, um odor muito forte. Ou seja, sim, o cheiro que é liberado do corpo humano se trata de algo totalmente normal, e que quase sempre vai cheirar no começo da decomposição.

O livor mortis (ou manchas de hipóstase) representa a mudança de coloração que surge na pele dos cadáveres, decorrente do depósito do sangue estagnado nas partes mais baixas do corpo pela ação da gravidade, e que indicam sua posição original.