Qual chá serve como anticoncepcional?

Perguntado por: ialegria8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

O sílfio é uma planta que costumava florescer em Cirene, uma antiga cidade da Grécia, agora conhecida como Líbia, no norte da costa da África. Ela foi usada por anos como alimento, planta medicinal, afrodisíaca e o principal, como contraceptivo.

Pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, descobriram duas novas substâncias encontradas em azeitonas, mangas e uvas que podem substituir o uso da pílula do dia seguinte.

Assim, nestes casos, se a mulher não desejar engravidar, ela pode tomar a pílula do dia seguinte até ao máximo de 72 horas após o contacto íntimo. No entanto, a pílula do dia seguinte nunca deve ser usada como método contraceptivo, devido aos seus efeitos colaterais e porque a sua eficácia diminui a cada utilização.

Estou grávida, quero interromper a gravidez. O que devo fazer? A mulher deve dirigir-se ao Centro de Saúde a que pertence ou ao Hospital da sua área e pedir uma consulta de interrupção de gravidez. Se desejar pode recorrer a uma clínica privada reconhecida oficialmente.

O chá de canela ajuda a diminuir os incômodos causados pelas cólicas menstruais por ser capaz de diminuir os níveis de prostaglandina, uma substância que causa contrações musculares no útero resultando nas terríveis dores espasmódicas das cólicas.

O suco pode ser espremido em um pedaço de esponja ou algodão, que seria colocado dentro da vagina antes do sexo, afirma o médico. No entanto, especialistas afirmam que sua eficácia não é comprovada.

Colocar vinagre ou rodelas de limão na zona vaginal – na Moldávia acredita-se que a acidez pode matar o esperma, existindo mulheres que aplicam vinagre ou limão na vagina depois do sexo. Uma ideia que, apesar de errada, é posta em prática por cerca de 42% das moldavas por ser um método “natural e económico”, dizem.

O método hormonal, como o próprio nome já diz, faz uso de hormônios para evitar uma possível gravidez. Os mais comuns são a pílula, a injeção, o anel vaginal, o adesivo e o DIU Mirena.

De acordo com a Dra. Fernanda, é um mito que se lavar depois da relação evita gravidez. “Não evita, pois os espermatozoides já se direcionam para o útero e tubas assim que ocorre a ejaculação. Além disso, a secreção que lubrifica o pênis durante o ato sexual também pode ter espermatozoides”, explica a uroginecologista.

O dispositivo intrauterino (DIU) é mais eficaz que a pílula do dia seguinte enquanto método contraceptivo de emergência, para ser utilizado depois de uma relação sexual sem proteção.

Como Lidar Com uma Gravidez não Planejada

  1. 1ª passo: Espere o susto passar. Embora seja completamente inesperado e, algumas vezes impensável estar grávida naquele momento, a gravidez aos poucos será assimilada. ...
  2. 2º passo: Fale com seu companheiro. ...
  3. 3º passo: Procure um médico de confiança. ...
  4. 4º passo: contar para a família.

Problemas de saúde maternos
Algumas malformações uterinas, congênitas (como útero septado) ou adquiridas (como miomas e sinéquias),também aumentam as chances de perder o bebê no início da gravidez. Além disso, existem doenças que, se não tratadas corretamente, podem culminar em um aborto espontâneo.

O aborto com pílulas usa uma combinação dos medicamentos mifepristona e misoprostol, que actuam juntos para esvaziar o útero, iniciando um processo semelhante ao de um aborto espontâneo. Quando usado nas primeiras 12 semanas de gravidez, esse método é até 98,5% eficaz.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

1. os chás naturais podem ajudar – sem exageros! Os chás de gengibre, folhas de rabanete, orégano, sene e canela podem fazer a menstruação descer em pouco tempo.

Além de serem fontes poderosíssimas de nutrientes, chás de gengibre, framboesa e damiana, por exemplo, podem ajudar a "limpar" o útero, expelindo partículas residuais de endométrio que não saíram totalmente durante o parto.