Qual chá evita o infarto?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Chá branco: Vem dos brotos novos e folhas da planta Camellia Sinensis, colhidos antes de as flores abrirem. Possui mais ação antioxidante do que os chás verdes e pretos. Diminui as taxas de colesterol ruim (LDL), ajudando a prevenir o infarto.

Chá de cavalinha
Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. Adicione as folhas de cavalinha numa xícara de água fervente, tape, deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, coe e beba a seguir.

O infarto do miocárdio é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Ao reconhecer os sintomas, tome dois comprimidos infantis (100mg) de ácido acetilsalicílico (AAS) e chame o serviço de emergência (Samu 192), a menos que você seja alérgico a esse princípio ativo.

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.

Conheça as 5 vitaminas ideais para o coração:

  • Vitaminas do Complexo B. Esse grupo de vitaminas é responsável, basicamente, pela proteção e o desenvolvimento de neurônios, além de formação das hemácias (células vermelhas do sangue) e auxílio na absorção e ativação de nutrientes. ...
  • Vitamina C. ...
  • Vitamina D. ...
  • Vitamina E. ...
  • Vitamina K.

COMO EVITAR UM INFARTO?

  1. Ter uma alimentação rica em fibras e vitaminas.
  2. Praticar exercícios físicos ou esportes.
  3. Evitar o consumo de alimentos gordurosos, com alto teor calórico.
  4. Evitar o consumo de álcool e cigarros.
  5. Consultar um médico cardiologista, pelo menos uma vez no ano, para verificar algum indício de riscos.

Faz bem para o coração
Se você aumentar o consumo de limão, seu coração vai agradecer. “A fruta também é rica em potássio – importante mineral, que auxilia na baixa da pressão arterial. Faz reduzir as chances de infarto e AVC no organismo”, conta o nutrólogo.

Recomenda-se não fumar, alimentação saudável, atividade física regular, adesão aos tratamentos médicos (hipertensão, diabetes, dislipidemias) e enfrentamento positivo do estresse e depressão.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

Náusea, falta de apetite e inchaço: por causa da retenção de líquidos, pode ocorrer um inchaço abdominal. Ansiedade, falta de ar e medo da morte: pode ser indicativo de que um ataque cardíaco pode estar a caminho. Sudorese intensa e repentina: pode indicar um infarto, hipotensão, hipertensão ou arritmia.

Romã: a fruta contém substâncias antioxidantes que protegem a parede das artérias. O suco da fruta também estimula o corpo a manter a pressão arterial sob controle.

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

Sendo assim, não há um exame que diagnostique o infarto, mas sim as lesões sofridas no tecido cardiovascular. O principal exame solicitado pelo cardiologista é o indicador da Troponina T e I, que dirá se há alguma lesão no músculo cardíaco.

Principais sintomas de infarto

  • Dor torácica. A dor torácica é um dos primeiros e mais comuns sinais de infarto — especialmente para os homens. ...
  • Falta de ar. A falta de ar e a dificuldade em respirar podem indicar um problema no pulmão, como a asma. ...
  • Tontura. ...
  • Fadiga. ...
  • Náusea, falta de apetite e indigestão. ...
  • Suor frio.
Continuar lendo Qual chá evita infarto?