Qual chá é bom para regular os hormônios?

Perguntado por: llancastre . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

O chá de agnocasto, preparado com a planta Vitex agnus-castus, é rico em flavonoides, diterpenos e glicosídeos, que possuem ação sobre os hormônios femininos LH e FSH, que ajudam a restabelecer o equilíbrio hormonal e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia e mudanças de humor.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

“Ao consumir alimentos com fitoestrógenos naturais, como isoflavonas, flavonas, quercetina, resveratrol, é possível equilibrar os níveis desse hormônio, evitando, assim, os sintomas da TPM, melhorando os da menopausa e, ainda, ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue”, explica a dra. Elaine.

Causas comuns
Entre eles, condições de saúde, como a diabetes, ovários policísticos ou a malformação de glândulas endócrinas. Outras causas comuns incluem a má alimentação e alterações psicológicas, como o estresse. O uso de alguns medicamentos também pode causar alterações na produção de determinados hormônios.

O chá de amora oferece efeitos quase imediatos, mas que são progressivos e podem demorar mais ou menos ao depender do organismo. A recomendação é que uma xícara de chá de folha de amora seja consumida toda manhã por 21 dias, para que depois haja um intervalo de 7 dias.

  • CHÁ DE GENGIBRE.
  • CHÁ DE FOLHAS DE DAMIANA.
  • CHÁ DE FOLHAS DE FRAMBOESA.
  • CHÁ DE JURUBEBA.
  • CHÁ DE TANCHAGEM.

Na medicina tradicional chinesa, a folha de amora também é utilizada para desintoxicar o fígado, melhorar a visão, aliviar sintomas de tosse e resfriado, curar tonturas, limpar o sangue, melhorar diarreia, tratar dor de estômago e prevenir envelhecimento precoce da pele.

Com isso, a mulher pode sentir dor no abdômen, ter a sensação de estômago cheio, enjoos, eructação e até vômitos. Esse é mais um sintoma de problemas hormonais que afetam diretamente a qualidade de vida da mulher. Cansaço intenso também é um sintoma associado ao desequilíbrio hormonal na mulher.

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.

Distúrbios hormonais: 7 doenças relacionada às glândulas...

  1. 1 – Diabetes. A diabetes é uma das doenças causadas por distúrbios hormonais mais conhecidas. ...
  2. 2 – Alterações da tireoide. ...
  3. 3 – Osteoporose. ...
  4. 4 – Obesidade. ...
  5. 5 – Puberdade precoce ou atrasada.

Alimentos como leguminosas, nozes e sementes, pão integral, frutas, legumes, ovos e leite contêm estrogênios à base de plantas, chamados fitoestrógenos, que podem imitar os estrogênios naturais do seu corpo e ajudar a combater os sintomas de baixo estrogênio.

Reposição hormonal: como saber se você precisa fazer?

  1. - ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  2. - ondas de calor e sudorese;
  3. - insônia e irritabilidade;
  4. - dificuldades de atenção e memória.

Para verificar se há algum problema hormonal, é necessário que seja feito um exame de sangue. Isso porque, é apenas com a medição dos níveis hormonais presentes na circulação sanguínea, é possível identificar eventuais alterações em suas dosagens.

Contraindicações do chá de amora
Pessoas que têm hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) devem tomar cuidado no consumo do chá de amora, pois, como uma de suas características é controlar a quantidade de açúcar no sangue, o chá pode interagir com a medicação e causar a queda abrupta da taxa.

Não há contraindicações, mas o recomendado é nunca ultrapassar três xícaras diárias. – Coloque 1 litro de água em uma panela (de ferro) e desligue o fogo quando a água ferver. – Despeje a água em um recipiente qualquer e adicione uma colher (sopa) das folhas secas da amora.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.