Qual chá é bom para o cérebro?

Perguntado por: hgomes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Chás extras

  • Canela, cravo, alecrim, sálvia – Ricos em polifenóis com propriedades antioxidantes, equilibram o estresse oxidativo das células causado pelo excesso de radicais livres. ...
  • Gengibre – Contém gingerol, um polifenol com ação antioxidante e neuroprotetora.

Alguns dos melhores chás para memória fraca são o chá preto, chá verde, chá de alecrim, chá de romã e chá de ginkgo biloba. Todas essas plantas ou são ricas em antioxidantes, ou auxiliam no tratamento do estresse e ansiedade, que como vimos também podem nos trazer dificuldade para lembrar das coisas.

Vitaminas para turbinar o cérebro
Entre eles estão ácido graxo ômega 3, ácido fólico (ou vitamina B9), vitamina C e vitamina E (ambas com forte ação antioxidante) e os fosfolipídios.

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

O suco de laranja é conhecido por ser rico em vitamina C. Essa vitamina por sua vez, tem uma função pouco comentada que ajuda no bom funcionamento do cérebro; ela é neuroprotetora, ou seja, ela protege nosso corpo da perda e dos danos causados aos neurônios.

4 plantas para proteger o seu cérebro

  • 1.1 Açafrão.
  • 1.2 Coentro.
  • 1.3 Tomilho.
  • 1.4 Cúrcuma.

Esses são alguns dos nutrientes e vitaminas benéficos para memória e concentração:

  1. Colina. Parte do chamado complexo B de vitaminas, a colina é um nutriente essencial para todo o corpo. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.

O cérebro consome energia na forma de glicose, e, para funcionar adequadamente, também precisa de uma boa quantidade de vitaminas e minerais específicos.

Oxigen (nimodipino) está indicado no tratamento das deficiências neurológicas decorrentes do envelhecimento ou decorrentes de hemorragias intracranianas por aneurisma ou trauma.

Além de atuar na memória e cognição, o alecrim também possui um importante papel no controle do estresse e ansiedade, o que pode ter efeito sobre a concentração. Os polifenóis presentes, como ácido rosmarínico e carnósico, possuem propriedades antidepressivas, ansiolíticas e neuroprotetoras.

Como tratar: a memória e a concentração podem ser treinadas, com exercícios e atividades que ativam o cérebro, como a leitura de um livro, fazer um curso novo ou, simplesmente, um jogo de palavras cruzadas, por exemplo. A meditação também é um exercício que estimula e facilita a manutenção do foco.

Preparamos algumas dicas para te ajudar a turbinar o desempenho cerebral.

  1. Associar a uma imagem.
  2. Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo.
  3. Escolha bem o que você come.
  4. Pratique atividades físicas.
  5. Tenha um sono de qualidade.
  6. Descanse bem.
  7. Busque atividades que desenvolvam a memória.
  8. Faça mapas mentais.

Estudos apontam que a vitamina C pode auxiliar na produção de neurotransmissores e no desempenho cognitivo. Em quais destes alimentos ou bebidas é possível encontrar o nutriente? Peixes, como arenque e sardinha. Chocolates com alta concentração de cacau, como os tipos amargo e meio amargo.

5 hábitos que promovem a criação de neurônios

  1. Exercício aeróbico. Cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogênese. ...
  2. Alimentação. ...
  3. Sexo. ...
  4. Estresse e ansiedade sob controle. ...
  5. Mente sempre ativa.

Alimentos como feijão, brócolis, salmão, ovos, tomate e até o chocolate, fortalecem os neurônios, melhoram o raciocínio, ativam a memória e podem também prevenir o Alzheimer.

Acidente vascular cerebral isquêmico - é causado pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro, o que causa a falta de circulação vascular na região. O acidente vascular isquêmico é responsável por 85% dos casos de acidente vascular cerebral.