Qual chá é bom para controlar a ansiedade?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

A erva-cidreira, também conhecida como cidreira, capim-limão e melissa, possui ácido rosmarínico na sua composição, o que ajuda a combater a ansiedade e o estresse. Ela age aumentando a atividade de neurotransmissores no cérebro.

Camomila

Camomila
Como vimos, além de calmante natural, a camomila é um antioxidante e antiinflamatório dos mais eficazes. Isso sem contar que ela auxilia a digestão e, por seu efeito sedativo, é também uma aliada no combate ao estresse.

Beba chá de camomila
O chá de camomila é um remédio caseiro comum para acalmar os nervos e promover o sono. Um estudo de 2009 mostrou que a camomila também pode ser uma poderosa aliada contra o transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

De acordo com a psiquiatra Dra. Érika Mendonça de Morais, o transtorno de ansiedade ainda não pode ser curado, mas o tratamento pode eliminar os sintomas e deixar o paciente em remissão.

Um ataque de ansiedade ou crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.

Respire bem devagar, preste atenção no ar que entra e sai calmante. Comece sua jornada, visualize a si mesmo num lindo lugar no meio da natureza e continue respirando devagar. Perceba tudo ao seu redor, a beleza das cores e das flores, a beleza das árvores, das plantas e a energia do sol que te acalenta.

Como a ansiedade, usualmente, provoca outros sintomas físicos — falaremos mais sobre isso à frente —, como alterações estomacais e intestinais, insônia e a já mencionada tensão muscular, as dores de cabeça acabam por também representar mais um sinal da condição. Inclusive, podem se tornar crônicas.

Alguns chás populares para esse fim incluem camomila, lavanda, valeriana e erva-cidreira. Essas ervas contêm compostos naturais que têm propriedades relaxantes e sedativas que podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

Melissa ou cidreira
Isso acontece porque ela possui componentes que possuem um efeito calmante, ajudando assim no combate direto à depressão e também o ajudando a adquirir boas noites de sono, ao relaxar o corpo antes de dormir.

A maioria dos alimentos que pioram a ansiedade são aqueles que agem alterando o nível de açúcar no sangue e a produção da serotonina. Sabe aquelas bebidas estimulantes? Elas também são prejudiciais aos quadros de ansiedade.

Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais. Caso você se encaixe no que descrevemos, não se acostume ou ache que vai passar sozinho.

Os mais comuns são:

  • Inquietação;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tensão muscular.

Estímulo: deve-se apertar o ponto com o dedo indicador e o polegar realizando movimentos de pulsar. O ponto exato fica na linha média entre os mamilos, é usado para aliviar o estresse que se acumula nessa região, tranquilizar e melhorar a respiração.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico. Porém, existem outros transtornos que são configurados como tipos de ansiedade.

Aqui estão alguns chás suaves e outras bebidas que podem ajudar a dar o descanso de que você precisa.

  • Chá de camomila. ...
  • Chá de ashwagandha. ...
  • Chá de valeriana. ...
  • Leite morno e chá com leite dourado. ...
  • Chá com leite dourado. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de passiflora. ...
  • Outras bebidas para uma noite nas nuvens.

O mecanismo da ansiedade
Para entender melhor o que é ansiedade e como tudo isso acontece no organismo, vale destacar uma estrutura localizada na parte mais profunda do cérebro chamada amígdala.

Como os pensamentos ansiosos geram ansiedade? Os pensamentos ansiosos geram a ansiedade porque eles funcionam como amplificadores das nossas preocupações podendo, até mesmo, nos levar ao limite. Enquanto esses pensamentos ansiosos permanecerem rondando a sua mente, irão torná-la mais caótica e confusa.