Qual chá é bom para andropausa?

Perguntado por: hinfante . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Um ótimo tratamento natural para andropausa é o chá de tribulus terrestris, pois esta planta medicinal aumenta os níveis de testosterona no sangue, sendo também um excelente remédio caseiro para impotência, um dos sintomas de andropausa.

Coma alimentos ricos em vitamina C e E.
Uma alimentação equilibrada que aporte todas as vitaminas ajuda não apenas a manter a fertilidade, mas a saúde em geral. No caso da fertilidade masculina, as principais vitaminas são da do complexo C e E.

Um ótimo tratamento natural para andropausa é o chá de tribulus terrestris, pois esta planta medicinal aumenta os níveis de testosterona no sangue, sendo também um excelente remédio caseiro para impotência, um dos sintomas de andropausa.

O principal remédio natural com o objetivo de realizar a reposição hormonal masculina seria o Tribulus Terrestris. De fato, esse fitoterápico afeta a produção de testosterona em ratos, por exemplo, mas em humanos, as pesquisas são inconclusivas.

1. Castanha de caju tem grande concentração de zinco, mineral que estimula a produção de testosterona. Além de ser fonte de fibras, ômega 3 e outros nutrientes essenciais à saúde, a castanha de caju tem grande concentração de zinco, um mineral que estimula a produção de testosterona.

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

O tribulus terrestris conta com a substância protodioscina, que será a responsável por todos os benefícios atribuídos à planta. Estudos apontam que a protodioscina estimula uma outra substância chamada óxido nítrico que por sua vez tem um efeito vasodilatador.

Para ter aumento natural dos níveis da testosterona no sangue a alimentação é muito importante, principalmente com a ingestão de zinco e das vitaminas A e D.

Tratamento da andropausa
Tratar a andropausa é muito fácil: basta procurar um médico endocrinologista para que ele diagnostique sua condição por meio de dosagens sanguíneas e prescreva um tratamento de reposição hormonal. Assim, a testosterona é aplicada no organismo por injeções ou adesivos transdérmicos.

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais, como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, pois possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.

A andropausa é provocada por uma queda nos níveis de testosterona. Dessa forma, ela dura até que os níveis desse hormônio voltem ao normal. É necessário paciência, porque a testosterona sobe e desce lentamente. Sabendo disso, é comum que os efeitos do tratamento da andropausa demorem de 4 a 6 meses para aparecer.

Veja chás que ajudam na reposição hormonal

  • Chá de folha de amoreiras. Esse chá medicinal teve origem há vários séculos na medicina oriental e vários estudos modernos demonstraram seus benefícios nos últimos anos. ...
  • Chá de aquileia, alquemila e sálvia. ...
  • Chás de reposição hormonal não são as únicas opções.

Tribulus terrestris é um hormônio não-esteroidal que aumenta a testosterona e aumenta os níveis do hormônio luteinizante (LH). Estudos comprovam que quando administrado em homens saudáveis de 28 a 45 anos, em 3 doses de 250mg ao dia ocorre um aumento de 41% dos níveis de testosterona no decorrer de 5 dias.

A terapia hormonal masculina pode ser administrada por adesivos cutâneos, gel ou injeções. Além da melhora nos sintomas, benefícios como a melhora da libido, perda de peso, aumento da massa muscular e da densidade óssea também são notados. Os esteroides anabolizantes (EA) têm como função a reposição de testosterona.

O suco de romã também mostrou em estudos seu poder de aumentar a testosterona. O trabalho dosou a testosterona na saliva durante duas semanas em homens e mulheres que receberem suco de romã puro.

1) Comer alho cru aumenta a testosterona
Verdade. “O alho atua na síntese de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, que prejudica a ação da testosterona no organismo”, diz Pamela. Assim, o alimento diminui o efeito do cortisol, que não atrapalha a testosterona.