Qual chá aumenta serotonina?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Camomila. Infusões como a popular camomila com seu sabor suave podem aumentar naturalmente os níveis de serotonina e melatonina em nosso corpo, nos deixando relaxado sem sentir sonolento.

Alimentos que contenham triptofano, aminoácido que ajuda a sintetizar a serotonina e a melatonina, podem melhorar a indução do sono. É o caso da banana, aveia, uva, cereja, alface, couve e nozes.

Existem alguns alimentos, como a banana, o salmão, as nozes e os ovos, que são ricos em triptofano, um aminoácido essencial ao organismo, que tem a função de produzir serotonina no cérebro, também conhecida pelo hormônio da felicidade, que contribui para a sensação de bem-estar.

Seu tratamento costuma ser realizado através de uma mudança de hábitos tanto comportamentais quanto alimentares, buscando uma dieta rica em triptofano. Além de medicamentos e suplementos que aumentem a quantidade de serotonina.

banana prata

Isso acontece porque a fruta é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina. A serotonina, por sua vez, é responsável por que melhorar o humor. Uma unidade média de banana prata tem cerca de 40 kcal. Deve-se consumir 1 vez por dia para não engordar e obter os seus benefícios.

Como a serotonina é produzida? A serotonina é produzida de forma endógena pelo nosso organismo, a partir de um aminoácido essencial chamado triptofano, que é obtido através de alguns alimentos. Outra forma de aumentar a concentração desse hormônio na corrente sanguínea é através da prática de atividades físicas.

A serotonina baixa é causada por estresse e alimentação inadequada. No primeiro caso, acontece o aumento do cortisol, que provoca a diminuição do processo químico no cérebro, afetando a produção de serotonina.

Banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.

Procure comer melancia, abacate, mamão, banana e limão. Essas frutas possuem o aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina. O consumo de três a cinco porções de frutas diariamente é o mais recomendado.

Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar. O teste também aponta quais são os melhores medicamentos para cada tipo de paciente.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

Assim, algumas formas que podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina circulante no sangue para garantir os benefícios proporcionados por esse neurotransmissor são:

  1. Praticar atividade física. ...
  2. Tomar sol diariamente. ...
  3. Alimentação rica em triptofano. ...
  4. Atividades relaxantes. ...
  5. Uso de suplementos.

Ou seja, para que nosso bem-estar esteja em dia, o nosso corpo precisa de vários neurotransmissores. Cada um funciona de uma forma específica. O quarteto da felicidade, como ficou conhecido, reúne os principais: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina (ou ocitocina).

Além de ser um queridinho da alimentação saudável, o ovo também faz bonito na hora de promover seu bem-estar. Isso porque é fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, um aminoácido potente que ajuda a combater a ansiedade, o estresse e a depressão, pois atua no cérebro estimulando a produção de serotonina.

Você sabia que os exercícios físicos (em especial, os aeróbicos) são ótimos para aumentar os níveis de dopamina e serotonina? Atividades como corrida, ciclismo, natação e aulas de dança ou artes marciais estimulam o aumento desses neurotransmissores, gerando uma maior sensação de bem-estar.

A serotonina é produzida em dois lugares no nosso corpo: o intestino e o cérebro. Contudo, 95% da serotonina é produzida no intestino, por meio do sistema nervoso entérico, e apenas 5% são produzidos no cérebro.

Grandes fontes de triptofano são o peixe (principalmente atum e salmão), pão e arroz integral, queijo, ovo, amendoim, castanhas, banana e leite. Ah, e sabe aquela sensação de prazer quando você come um chocolate? Ela também está ligada à presença do triptofano.