Qual chá aumenta a produção de leite materno?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

E claro, como já falamos, é um estimulante para a produção de leite materno. O capim-cidreira é calmante, revigorante e também uma erva galactagoga (estimulante lácteo).

Como fazer chá de erva-doce

  1. Esmague e pique cerca de 1,5g de sementes da erva-doce.
  2. Em uma chaleira, aqueça uma xícara de água até fever.
  3. Adicione então a erva-doce picada ao líquido, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe a bebida descansar por cerca de 10 minutos.
  4. Coe e adoce a gosto.

Veja alguns sucos que estimulam o leite materno de maneira simples e saudável – Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  1. Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  2. Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  3. São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

As mulheres que amamentam podem fazer o uso de chá de plantas como a camomila, erva doce, erva cidreira, melissa, mas nunca como fitoterápicos.

Motivos para a baixa produção de leite materno
Perda de sangue excessiva (mais de 500 ml) durante o parto ou retenção de fragmentos da placenta podem atrasar a descida do leite (que geralmente ocorre cerca de três dias após o parto).

Níveis elevados de estresse podem reduzir a ocitocina e, assim, dificultar o processo de amamentação. A prolactina, hormônio responsável por estimular a produção do leite materno, também pode sofrer interferências em decorrência da exaustão.

COMPRESSAS FRIAS NA MAMA
As compressas frias levam a vasoconstrição local, com diminuição do fluxo sanguíneo, diminuição do edema, melhor drenagem linfática e menor produção do leite! Além disso, compressas frias atuam como um importante anti-inflamatório local, além da sensação de alívio.

Uma boa dica que se recebe na maternidade é o uso de Plasil (para náuseas e tonturas) ele pode ajudar também na hora inicial do leite descer e sempre lembrando da prescrição médica.

A amamentação pode dar sede, por isso é importante se manter bem hidratada. Qualquer pessoa deve ingerir de seis a oito copos de líquido por dia – e mais ainda quando amamenta. Como regra geral, beba um copo de água, leite ou suco de frutas sem açúcar sempre que estiver amamentando.

Chá de erva-doce: ajuda a aumentar a produção de leite materno. A mãe pode tomar uma xícara do chá três vezes ao dia. Mas cuidado com o chá de Hortelã Mentha, porque ele pode diminuir a produção de leite.

O que não comer quando está amamentando?

  1. Alimentos embutidos não são bons durante a amamentação. ...
  2. Evite frituras no período de aleitamento. ...
  3. Comidas ultra processadas não são indicados para lactantes. ...
  4. Alimentos com muito açúcar devem ser evitados na amamentação. ...
  5. Evite farinha branca e carboidratos simples.

Sinais de que o seu bebé não está a receber leite suficiente

  • Ganha pouco peso. É normal nos primeiros dias os recém-nascidos perderem 5% a 7% do peso que tinham à nascença – alguns perdem até 10%. ...
  • Fraldas molhadas ou sujas insuficientes. ...
  • Desidratação.

Lembrando que após o início da dieta adequada, demora cerca de quatro dias para que não sejam mais identificados proteínas do leite de vaca e soja ingeridos pela mãe. O leite materno é o mais rico em lactose e sempre vai haver lactose, independente de qualquer dieta materna.

Outros alimentos que devem ser evitados são¹:

  • Soja;
  • Ovos;
  • Amendoim;
  • Castanha;
  • Repolho;
  • Frutas cítricas.

Não há qualquer problema em consumir cafeína enquanto amamenta desde que não exagere. Isto significa que deve limitar o seu consumo a uma ou duas chávenas de café por dia (ou não mais do que 200 mg por dia).