Qual CFOP de simples faturamento?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

6922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura. Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.

NF-e de simples faturamento
Essa NF-e deve ser emitida na venda do produto e corresponde ao faturamento da mercadoria. De acordo com o artigo 41 do Anexo 6 do RICMS/SC, neste documento fiscal não haverá destaque do ICMS, somente de IPI caso a empresa seja contribuinte deste imposto.

Quando As Empresas Devem Usar CFOP 5101? Uma empresa deve usar o CFOP 5101 quando comercializa produtos de fabricação própria, ou seja, feitos no estabelecimento em que as vendas serão feitas. Mas, a transação deve ocorrer entre pessoas do mesmo estado.

A principal diferença entre eles é que no caso do CFOP 5102, a nota é tributada, ao passo que usando o CFOP 5405, ela não é tributada, uma vez que o imposto já foi pago antecipadamente pelo fornecedor. Por isso, esse é um código que só pode ser usado quando há a substituição tributária.

5926 - Lançamento efetuado a título de reclassificação de mercadoria decorrente de formação de kit ou de sua desagregação. Classificam-se neste código os registros efetuados a título de reclassificação decorrente de formação de kit de mercadorias ou de sua desagregação.

CFOP 5122 - Venda de produção do estabelecimento remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente.

Faturamento antecipado: Quando existe o recebimento dos valores acordados, mas não existe a disponibilidade do produto, fato que não caracteriza a operação de venda, logo a tributação dos imposto federais e do ICMS acontecerá na segunda operação com CFOP 5.117.

Visto que é uma operação de Entrada, o CFOP que você deverá indicar deve começar com 1 ou 2. Exemplo: Seu fornecedor lhe fez uma venda, indicando o CFOP 5.102 na nota fiscal. Ao realizar a Entrada, você provavelmente indicará o CFOP 1.102.

Como empresas do Simples Nacional devem emitir Nota Fiscal

  1. Entre no Portal do Simples Nacional.
  2. Preencha o CPF ou CNPJ do cliente.
  3. Descreva o serviço prestado ou o produto vendido e o valor da transação.
  4. Gere a Nota Fiscal.

Conforme antecipamos, o CFOP 5949 representa “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada”. Esse código é usado nas operações de remessa ou então no retorno e locação de bens.

Muito simples: basta dividir o faturamento total do Simples Nacional por 12 e multiplicar pelo número de meses em que a empresa está em funcionamento. No caso das MEs, a média mensal é de R$ 30 mil, já no das EPPs, é de R$ 400 mil.

Com notas de Simples faturamento temos operações como a de Venda para Entrega Futura, por exemplo. Tal qual, ocorre quando um estabelecimento vendedor comercializa determinada mercadoria e efetua o faturamento antecipado à entrega.

5.116 ou 6.116

Natureza da operação: Venda - Entrega Futura. CFOP: - 5.116 ou 6.116, conforme o caso, quando se tratar de produtos industrializados pelo estabelecimento; - 5.117 ou 6.117, conforme o caso, quando referir-se a mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

Quando Usar CFOP 6101 E 6102? O CFOP 6102 indica venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros. Ou seja, de produtos que não foram produzidos dentro do próprio estabelecimento. Ele é usado para a venda interestadual de produtos que não passam por processos de industrialização na empresa que faz a venda.

Se o produto estiver com CFOP 5101 na entrada será 1101 para produção ou 1102 para revenda.

5201: Devolução de compra para industrialização ou produção rural (NR Ajuste SINIEF 05/2005) (Decreto 28.868/2006). 5202: Devolução de compra para comercialização. 5405: Venda de mercadoria, adquirida ou recebida de terceiros, sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte-substituído.