Qual carne tem menos potássio?

Perguntado por: tgentil . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Peixe fresco, mariscos e ostras, bem como atum e salmão enlatados sem sal, também são aceitáveis. Outros tipos de carne que se encaixam em uma dieta baixa em potássio são a carne de porco fresca, bacon de porco sem sal, carne sem sal, cordeiro, vitela, fígado e outras vísceras com baixo teor de sal.

O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.

Ingira comidas com menos de 150 mg por porção.
Procure os seguintes legumes e frutas: frutos, maçãs, pêssegos, peras, abacaxi, ruibarbo, abóbora, pimentas, cebolas, rabanetes, alface, salsa, berinjela, repolho, couve-flor e feijões. Pães, cereais, carnes magras, massas e arroz também são pobres em potássio.

verduras e legumes: alface; escarola; cenoura; pepino; repolho; pimentão; tomate; agrião.

Uma xícara de leite integral tem mais de 350 mg de potássio, enquanto a mesma quantidade de leite desnatado contém mais de 400 mg.

Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) está indicado no tratamento da hiperpotassemia (concentração alta e maior que normal de potássio no sangue circulante) em casos de insuficiência renal (diminuição da função dos rins).

Importante fonte de potássio, a batata-doce é um alimento com grande valor nutritivo.

O tratamento da hipercalemia é feito com a retirada dos alimentos ricos em potássio da dieta e, nos casos mais graves, também pode ser necessário a administração de medicamentos diretamente na veia, podendo ser necessário internamento até que o quadro melhore.

O albuterol (usado principalmente para tratar asma) pode ser administrado para reduzir os níveis de potássio. Ele é inalado. para remover o excesso de potássio.

Abacaxi, maçã, melancia e pêssego são frutas com pouco potássio.

A banana-maçã apresenta quantidade menor de potássio do que as outras variedades da fruta. Por isso, sobrecarrega menos os rins, que têm a função de filtrar o sangue e eliminar as substâncias nocivas ao organismo; e pode ser indicada em dietas para pacientes com doenças renais.

A doença renal e a utilização de determinados medicamentos podem causar um nível de potássio sérico excessivamente alto (acima de 5,0 mmol/litro). Isto é designado por hipercaliemia, uma anomalia eletrolítica comum. O potássio está envolvido na transmissão nervosa, contração muscular e função renal.

Arroz integral
Uma xícara de arroz integral cozido contém 154 mg de potássio e 150 mg de fósforo. A mesma medida de arroz branco cozido contém apenas 54 mg de potássio e 69 mg de fósforo.

Para diminuir o teor de potássio dos grãos, frutas e vegetais, uma dica é descascá-los e cortar em cubos antes de serem cozidos. Em seguida, devem ser colocadas de molho durante cerca de 2 horas e, quando for cozinhar, colocar bastante água, mas sem sal.

1. Lentilha rosa – possui mais proteína que o feijão e tem um sabor suave, podendo ser usada na forma de salada. Arroz negro – tem 250% mais quantidade de proteína que o arroz branco e 30% mais que o arroz integral; possui grande quantidade de compostos bioativos, que são essenciais para nossa saúde.

Evitar alimentos com alta concentração de potássio como:
Espinafre, abobrinha, água de coco, batata inglesa, feijão, lentilha, beterraba, chuchu, chocolate, chicória, soja, castanhas, tomate, banana, mamão, pêssego, cerveja, laranja.