Qual carne pode substituir o charque?

Perguntado por: aalegria8 . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino.

O processo de maturação do charque é mais lento e exige uma quantidade de sal maior do que no processo de fabricação do jerked beef. Dessa forma o jerked beef se torna um produto mais macio e úmido e com um aspecto mais avermelhado, semelhante à carne fresca.

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos.

Prefira a carne-seca embalada a vácuo: normalmente ela vem em pacotinhos de 500 graus e 1 quilo. Observe se não existe realmente ar na embalagem. Pergunte se o corte é ponta de agulha, dianteiro ou traseiro; este último é sempre a de melhor qualidade. A carne-seca deve ser…seca!

Uma variação da carne-de-sol, é geralmente preparada com coxão duro, coxão mole e braço bovino. A principal diferença entre a carne-de-sol é que esta carne é ainda mais seca, mais salgada e tem o tempo de cura maior.

Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada será maior, e o tempo de cura também.

Charque Jerked Beef Dianteiro Marba 1kg
R$ 38,50 un.

O jerked beef é um típico produto brasileiro elaborado a partir da carne bovina e vem sendo descoberto aos poucos pelo consumidor nacional. É um produto cárneo industrializado, formulado de carne bovina salgada, curada e dessecada.

Para fazer isso, basta colocá-la em uma panela com bastante água, acrescentar 1 copo cheio de leite frio ou em temperatura ambiente e levar para ferver a fogo alto por aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, é só escorrer a água, lavar a carne com uma outra água limpa e prepará-la normalmente.

Entende-se por Jerked Beef ou Carne Bovina Salgada Curada Dessecada, o produto cárneo industrializado, obtido de carne bovina, adicionado de cloreto de sódio e sais de cura, submetido a um processo de maturação e dessecação.

O corte é da região do peito, ou seja, faz parte da região do dianteiro. Alguns exemplos acém, pescoço e outros. A parte do dianteiro do boi é uma carne sem gordura e por isso deve ser cozida com calor úmido.

Por conta da quantidade de sal e do tempo de cura desse processo, a carne-seca apresenta grande durabilidade e é menos úmida e dura mais que as outras carnes que passam por esse processo de salga.

O charque Anhanguera é considerado um dos melhores do Brasil, por sua qualidade e por seu saber inigualável. Nesta foto, temos as duas principais embalagens que entregamos em todo o Brasil, o Charque de 30kg e de 5kg. Um é ideal para quem precisa de grandes quantidades e tem um consumo alto.

A principal diferença entre o coxão mole e coxão duro é a quantidade de colágeno. O coxão mole possui menos e por ser um corte com fibras curtas, a textura é mais macia. É ideal para ensopados, picadinhos, strogonoff, bifes finos e escalopes.

Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes.

Filé-mignon

Filé-mignon: peça macia para grelha
O corte conhecido como o mais macio e tenro em carnes bovinas é retirado próximo ao contrafilé, e é uma parte mais nobre dessa área. O pedaço conserva pouca gordura, mas tem bastante fibras, o que favorece sua textura. Essa peça pode ser preparada em medalhões ou em pedaço inteiro.

No Brasil, a carne-seca também é chamada carne do Ceará, carne do sul, charque, carne-velha, jabá, iabá, carne de sol, sambamba e sumaca.

Uma das carnes mais populares no Brasil, o coxão mole é perfeito para receitas assadas, ensopadas, picadinhos e bifes. Além de versátil, é também muito macio, por causa de suas fibras curtas.

Alguns dos nomes são: CHARQUE: carne-seca; carne-do-sertão; xergão; tasajo, chalona, charqui, xarque, jabá. CARNE-DE-SOL: carne-de-sertão, carne serenada, carne-de-viagem, carne-de-paçoca, carne-mole, cacina ou carne acacinado.

bovina

Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina. Apesar do nome, não é exposta aos raios solares.