Qual carne é boa para bife e barata?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Quatro opções de carnes mais baratas e saudáveis

  1. Lagarto. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha. ...
  2. Maminha. A maminha também é uma opção de carne mais barata. ...
  3. Fraldinha. A fraldinha pode ser grelhada, assada, na panela e também para o churrasco. ...
  4. Patinho.

Existem exceções como é o caso do flat iron. Extraído da paleta bovina, mais precisamente da raquete, é considerado pelos especialistas o melhor corte dianteiro do boi. É apontado por muitos como o segundo corte mais macio do animal, só perdendo para o mignon.

Patinho, coxão duro e coxão mole
Considerado como um corte magro e de pouca gordura, ele é muito utilizado para carne moída, picadinhos e em escalopes, sendo também uma ótima carne para bife acebolado e bife à milanesa, devido a sua espessura mais fina.

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

Filé mignon

Filé mignon: "É considerado o corte mais nobre do boi, por não possuir nervos, ser um corte com pouca gordura e maciez. O preparo ideal é com espessura de o mínimo de 1 dedo para preservar a suculência característica. É próprio para bifes, medalhão e estrogonofe".

Chã de dentro: este corte é uma opção mais acessível e é frequentemente usado em bifes finos, como o bife à milanesa. A chã de dentro é cortada da parte traseira da vaca e tem uma textura macia e saborosa. Este corte é ideal para quem gosta de bifes mais finos e crocantes.

Como pedir a carne para churrasco no açougue
Mas vale orientá-lo, por exemplo, que os bifes devem ser grossos, com cerca de um dedo e meio de espessura. Já a picanha, por sua vez, não pode estar em peças com mais de 1,5 kg, pois se isso acontecer pode ter parte de coxão duro na mesma peça.

A carne bovina, deve estar bem vermelhinha, sem manchas ou pontos escuros, e com consistência firme. Procure olhar os dois lados da carne, porque ás vezes ela pode estar bonita por cima e feia do outro lado. A carne suína deve estar com consistência firme, não amolecida e nem pegajosa.

Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.

Para fritar: contrafilé, patinho, coxão mole, alcatra e filé mignon.

Acém

Acém. Uma das carnes de segunda mais conhecidas, o acém costuma ser muito vendido nos açougues moído, mas ele também faz bonito na grelha da churrasqueira.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto.

Quando se fala em carne bovina, os cortes mais consumidos pelos brasileiros são: Coxão duro – utilizado em cozidos e assado, também feito como carne de panela; com fibra mais longa, este corte possui gordura em sua parte externa, conferindo muito sabor.

Coxão mole
É também um tipo de carne magra e bem mais macia que o corte patinho.

As carnes de segunda são: músculo dianteiro, coxão duro, chuleta, capa de filé, costela, paleta, fraldinha e acém.

Patinho. Embora menos macio que a alcatra, por isso mais indicado para assados ou para moer, o patinho também fica saboroso em bifes.

Coxão duro ou Chã de dentro ou, ainda, Ponta de Alcatra: é um pedaço com fibras grossas, mas menos macia que as do coxão mole.

As mais conhecidas e compradas são:

  • Filé Mignon;
  • Maminha;
  • Picanha;
  • Coxão mole;
  • Patinho;
  • Lagarto;
  • Contrafilé;
  • Alcatra.

O cálculo é muito simples. Para cada pessoa que garante comer 1 kg de carne, existem outros que se satisfazem com apenas 250 g. Portanto calcule 450g por pessoa (no caso de adultos) e 300g para cada criança (até 13 anos).