Qual cargo acima de coordenador?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Conceituação de Níveis Hierárquicos

CONCEITUAÇÃO DE MERCADO - NÍVEIS DE CARGOS
LIDERANÇAGERENTEFormação Superior completa + Especialização
COORDENADOR OU SUPERVISORFormação Superior completa
ENCARREGADOSuperior em curso ou Ensino Médio completo
LÍDEREnsino Médio completo

Em geral, o gerente está hierarquicamente acima do supervisor nas demais áreas de atuação. Existe a possibilidade do supervisor desempenhar funções em conjunto ou com variação hierárquica ao coordenador.

Um diretor precisa lidar, além dos aspectos pedagógicos, também com uma série de questões burocráticas e administrativas, incluindo legislação e finanças. É uma rotina de trabalho diferente, centrada mais em torno de delegar, avaliar e decidir, enquanto o coordenador é regido pelo planejamento e execução dos planos.

O nível hierárquico representa uma ordem que coloca as pessoas ou atividades em ordem de subordinação umas em relação às outras. O conceito de nível hierárquico também pode ser aplicado em outras áreas mais amplas e complexas, como é o caso da hierarquia das leis, urbana, entre outras.

Brasileiros e brasileiras já têm em outubro um compromisso marcado: as Eleições 2022. Este ano, cinco cargos estão em disputa para serem escolhidos como os representantes políticos do povo: presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

Resumidamente, podemos dizer que os gerentes estão acima dos coordenadores e que os coordenadores estão acima dos supervisores. Todos eles estão em posição de liderança e é preciso que sejam cada vez mais líderes e cada vez menos chefes.

O que é a hierarquia de cargos? Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

Ambos os cargos exercem posições de liderança, mas com âmbitos de atuação claramente diferentes: a coordenação atua na esfera das tomadas de decisões, enquanto a supervisão, na esfera da prática, assim: O dia a dia de quem coordena estará sempre mais relacionado à organização e ao planejamento das ações.

Geralmente, não há nenhuma diferença entre encarregado e supervisor. São apenas maneiras distintas de nomear a mesma categoria profissional.

Logo, concluímos que coordenar é fazer a equipe alcançar resultados, avaliando e moldando as competências técnicas, ou seja as Hard Skills, e gerenciar pessoas, significa gerenciar suas emoções, cuidar das competências socioemocionais, avaliar e melhorar as soft skills.

Esse profissional deve ter conhecimento técnico da sua área de atuação e de gerenciamento de pessoas. Hierarquicamente, o diretor está acima do gerente.

Um Especialista possui, no mínimo, o mesmo nível hierárquico que um Coordenador. Ou seja, um Especialista não pode responder para um Coordenador, pois eles estão classificados no mesmo nível.

Apesar de não existir uma formação específica exigida para o cargo de coordenador pedagógico, supervisor escolar e orientador educacional, o mais comum é encontrar profissionais formados em Pedagogia ou Licenciatura em alguma das áreas do saber.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Os níveis hierárquicos de cargos representam a forma como pessoas e atividades devem se relacionar. Trata-se de uma definição estratégica, porque ajuda a determinar o escopo de trabalho. Sendo assim, organizam-se os níveis em três grandes esferas: estratégico, tático e operacional.

Conheça a classificação para cada nível profissional:

  • Júnior: são recém-formados na faculdade e costumam ter no máximo 5 anos de experiência profissional.
  • Pleno: possuem pós-graduação ou MBA e seu nível de experiência pode variar entre 5 a 9 anos.
  • Sênior: assume a função de gestor e líder de equipes e projetos.

A classificação consiste em colocar os cargos em grupos ou classes tomando-se por base os seus respectivos encargos e atribuições. Cargos que se assemelham em muitos aspectos são colocados na mesma classe. Cargos que diferem em muitos aspectos são colocados em classes diferentes.

Deputado Estadual: vem na sequência, com 5 dígitos; Senador e seus dois suplentes: o eleitor deve teclar 3 dígitos; Governador e Vice-Governador: 2 dígitos; Presidente e Vice-Presidente da República: também 2 dígitos.

CEO — Chief Executive Officer
Geralmente, em muitas empresas, o cargo de CEO é ocupado pelo dono, diretor ou presidente da companhia. Mas saiba que, nesse caso específico, existe uma linha tênue que separa as atribuições de ambas as posições. O dono (ou diretor, presidente) é, como o nome já diz, o dono do negócio.

Quais os Tipos de Supervisores?

  • Supervisor comercial;
  • Supervisor de produção;
  • Supervisor de compras;
  • Supervisor de TI;
  • Supervisor de segurança;
  • Entre outros.