Qual carboidrato está presente nas fibras?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

As fibras são polissacarídeos, polímeros de carboidratos (com exceção da lignina, que é um polímero de fenilpropano), presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal, podendo ser encontrados também em fungos e invertebrados.

As fibras naturais são materiais lignocelulósicos formados principalmente por lignina, holocelulose (hemicelulose e celulose), extrativos e cinzas. A lignina é um polímero complexo que constitui a parede celular das fibras vegetais e atribui rigidez a planta.

A fibra dietética ou fibra alimentar é um carboidrato não digerível presente em alimentos derivados de vegetais. Ingestão elevada de fibras na dieta é considerada um padrão saudável, tanto na prevenção como no controle do diabetes mellitus.

Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis, e a maioria dos alimentos contém os dois tipos de fibras, no entanto cada uma possui diferentes benefícios para o organismo. A recomendação diária de fibras para um adulto é entre 25 e 38 gramas.

Carboidratos bons
Esse tipo de carboidrato está presente em vegetais, frutas, legumes, sementes, grãos integrais – como aveia e quinoa – e tubérculos -por exemplo, batata doce. Os amidos também são carboidratos complexos e atuam de forma similar à fibra.

Os bons são os carboidratos complexos, enquanto que os ruins são carboidratos simples. Os carboidratos simples são digeridos rapidamente pelo organismo, ou seja, a sensação de saciedade também acaba rapidamente, ao contrário dos carboidratos complexos.

O termo fibra refere-se a todas as partes de alimentos à base de plantas que não podem ser digeridas ou absorvidas pelo organismo. Ao contrário dos carboidratos simples, incluindo a maioria dos pães e açúcares, a fibra é um carboidrato complexo e não aumenta os níveis de açúcar no sangue.

O glicogênio é hidrolisado pelas alfa e beta amilases presentes no suco pancreático e na saliva, produzindo maltose e glicose. O glicogênio é a substância de reserva armazenada nesta musculatura.

As principais fontes são os farelos de cereais, os grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, vários tipos de frutas (pêra, maçã com casca, etc.) e as hortaliças (ervilha, cenoura, brócolis).

No quesito fibras, o feijão é o grande campeão, oferecendo 7,88 g desse nutriente, numa porção de 100g, seguido pelo grão de bico (4,9g) e pela lentilha (4,55g).

O grupo dos carboidratos é formado por: Cereais e grãos: arroz, milho, aveia, trigo, centeio, cevada, quinoa, amaranto, etc. Os alimentos derivados desses também são considerados carboidratos, como o pão, macarrão, bolos, massas para tortas, biscoitos, bolachas.

Os carboidratos podem ser classificados em três classes principais: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

Chamados também de glicídios, hidratos de carbono e açúcares, essas substâncias são encontradas geralmente em alimentos de origem vegetal, como batatas e feijão, e apresentam em sua composição o carbono, hidrogênio e oxigênio.

Portanto, alimentos ricos em fibras são aqueles cuja composição carrega alto teor desses componentes, como é o caso dos cereais, tubérculos, frutas, legumes, verduras e feijões.

São boas fontes dessas fibras, aveia, morango e frutas com casca como a maçã, a pera e o pêssego, além das leguminosas secas, como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico. As fibras insolúveis, por sua vez, garantem uma textura mais firme a alguns alimentos.

As fibras são constituintes naturais encontradas nos vegetais como cereais, frutas e leguminosas. Compreende as partes comestíveis dos vegetais que o nosso intestino delgado é incapaz de digerir e absorver. Os benefícios das fibras para a saúde são grandiosos.

Os alimentos que devem ser evitados nesta dieta são: arroz, trigo, centeio, aveia, cevada, quinoa, massas, cereais, legumes em geral, especialmente os ricos em amido, frutas com alto teor de carboidratos, frutas secas, bananas, maçãs, laranjas, laticínios com baixo teor de gordura, gorduras e óleos refinados ou óleo ...

Quais os melhores carboidratos para quem quer ganhar massa muscular?

  • Alimentos integrais (pão integral, por exemplo);
  • Batata-doce e inglesa;
  • Mandioca;
  • Derivados de aveia;
  • Sementes;
  • Frutas (banana, maçã, morango);
  • Iogurtes naturais e desnatados;
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha).

Carboidratos Simples: Glicose, frutose, sacarose e lactose. Fontes: frutas, mel, açúcar do leite e produtos industrializados com açúcar. São rapidamente absorvidos pelo organismo e possuem alto índice glicêmico, isto é, aumentam rapidamente a glicose no organismo.