Qual característica descreve a Eprom?

Perguntado por: dgil . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

- EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory): as memórias EPROM têm como principal característica a capacidade de permitir que dados sejam regravados no dispositivo. Isso é feito com o auxílio de um componente que emite luz ultravioleta. Nesse processo, os dados gravados precisam ser apagados por completo.

Memória ROM- É um tipo de memória que contém instruções imutáveis. É não-volátil, ou seja, os dados não são perdidos com a ausência de energia. É, também, de acesso aleatório. » os dados não são perdidos.

Essa memória é utilizada em inúmeros aparelhos eletrônicos e computadores, inclusive em ar-condicionado. Quando o erro EEPROM se identifica, significa que o contratempo está na programação do aparelho, no banco de dados do dispositivo, por exemplo.

A Placa Eeprom é a responsÁvel por todas as funções da evaporadora. É ela quem controla os componentes elétricos e eletromecâ;nicos do produto.

Uma EPROM (sigla do inglês "erasable programmable read-only memory", significando "memória programável apagável somente de leitura") é um tipo de chip de memória de computador que mantém seus dados quando a energia é desligada. Em outras palavras, é não volátil.

A principal diferença entre memória Flash e memória Eeprom é no caminho para apagar os dados. Enquanto EEPROM destrói os bytes individuais de memória usado para armazenar dados, dispositivos flash só podem apagar a memória em blocos maiores, isto faz com que os dispositivos flash sejam mais rápidos na reescrita.

As memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais.

O comando para escrever na memória EEPROM é o EEPROM. write(endereço, valor), e exige o uso da biblioteca EEPROM , que já faz parte da IDE do Arduino.

Existem dois tipos de memórias: RAM e ROM.

A memória ROM armazena firmwares ou pequenos softwares que funcionam apenas em um hardware específico. A BIOS do computador, por exemplo, é uma memória ROM, pois ela é responsável por carregar as configurações básicas antes de inicializar o sistema operacional.

Resumidamente, a função da memória RAM é guardar temporariamente toda a informação que o computador precisa, seja para aquele momento ou para um futuro próximo. Isso é um fator que a diferencia de um HD, por exemplo.

As GPUs são as peças responsáveis pelo processamento de imagem nos nossos computadores. Elas possuem componentes de hardware especializados em trabalhar com imagens 2D ou 3D, em operações como cálculo de geometria, mapeamento de texturas, transformação de pixels, entre outros.

Tipos de memória ROM
EPROM: primeiro tipo de ROM que pode ser reescrita expondo o chip à luz ultravioleta por um determinado tempo; EEPROM: a mais utilizada pela indústria e que está presente em vários dispositivos, como consoles e celulares.

Memória EEPROM
Desta forma, é possível salvar informações que podem ser necessárias para o funcionamento do sistema após o seu desligamento, como por exemplo: Configurações. Dados de difícil obtenção. Dados estáticos.

Esse procedimento é feito num aparelho denominado "Apagador de EPROM", cuja construção descrevemos neste artigo. As memórias EPROM possuem uma janela de quartzo através da qual, radiação ultravioleta pode ser focalizada no chip de silício de modo a apagar seu conteúdo.

A EEPROM do Arduino é uma memória que pode ser gravada e regravada, de forma a termos um lugar de armazenamento e consulta de dados. Existem também memórias EEPROM externas de diversos tamanhos, como já mostrei nesse outro artigo.

As urnas eletrônicas e o processo eleitoral
A distribuição dos aparelhos pode demorar mais de cinco dias em locais distantes na amazônia e até mais de uma semana em locais do exterior. Ao fim da votação a máquina imprime o Boletim de Urna, um registro detalhado e impresso de todos os votos digitados.

Ela é composta por dois módulos: o "terminal do eleitor" e o "terminal do mesário". No terminal da mesa receptora, o mesário digita no teclado o número do título do eleitor para verificar se sua situação está regular e ele pode votar.

Memória DRAM é feita de circuitos integrados, ou chips. Atualmente a memória vem no formato de "módulos" ou popularmente "pentes", que são pequenas placas de circuito impresso onde estão soldados os chips de memória. Esta placa de circuito impresso, por sua vez, é conectada na placa-mãe através de slots específicos.

Os tipos de memória existentes podem ser relacionadas assim:

  • RAM Dinâmica (DRAM)
  • RAM Estática (SRAM)
  • ROM.
  • EPROM.
  • Flash ROM.
  • CMOS.
  • Memória de Vídeo.
  • ROMs das placas de expansão.