Qual capital do Brasil não tem metrô?

Perguntado por: aramires9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, optou pelo sistema de BRT (sigla para trânsito rápido de ônibus, em inglês) para resolver seu problema de mobilidade.

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é atualmente a maior via de transporte de passageiros sobre trilhos em operação no Ceará, tanto em extensão (24,1 km), como em número de estações (20) e de passageiros transportados (32 mil/dia).

O Metrô Bahia é o sistema metroviário que mais cresceu na América Latina nos últimos anos, gerando cerca de oito mil empregos no auge das obras. Com R$ 5,9 bilhões, duas linhas, 42 km de extensão, 20 estações, 40 trens e oito terminais de ônibus integrados, é 3° maior do país.

As pedras no caminho. No decorrer de décadas de projetos, os custos da obra e a demora na implementação afastaram as gestões municipais do sonho do metrô. O ônibus, já foco de evolução há muito tempo, ainda é a forma mais barata de transporte público para o curitibano.

O motivo de o projeto ter sido abandonado foram suspeitas de irregularidades: um superfaturamento superior a R$ 120 milhões nas compras dos trens, que hoje estão abandonados em um pátio. Outra capital que não deu seguimento ao projeto e que é exemplo de desperdício do dinheiro público é São Luís, no Maranhão.

A linha 3-vermelha do Metrô, que no ano passado transportou 283 milhões de pessoas, tem o maior número de passageiros por quilômetro entre os principais representantes desse tipo de transporte do mundo. Isso traduz para números os empurrões e apertos enfrentados pelo usuário dos horários de pico.

Apenas 5 cidades do Brasil têm metrô. O de São Paulo, o mais lotado do mundo, tem 3 vezes mais usuários que as outras 4 cidades somadas: Rio, Recife, Belo Horizonte e Brasília.

Floripa não tem metrô; então, quem não quer gastar muito dinheiro tem nos ônibus a melhor opção. As linhas e horários são abundantes durante os dias úteis, mas os horários podem ser limitados nos finais de semana (nesses casos, saia de seu hotel prevendo demora).

O Metrô da capital baiana é o melhor exemplo de como a iniciativa privada pode construir e operar meio de transporte com rapidez.

Embora seja fonte de renda para alguns músicos, tocar nos vagões de São Paulo é proibido com base na lei municipal nº 15937/2013, que veda o uso de aparelhos musicais ou sonoros no interior de veículos de transporte coletivo. “Tocar não configura crime, contudo a lei prevê algumas sanções para quem a descumpre.

O que fazer em Palermo Buenos Aires
Apesar de ser considerado um bairro um pouco afastado do centro é de fácil acesso. Também é possível chegar tranquilamente de metrô. Pegue a linha D e desça na Estação Palermo ou ainda a Estação Plaza Italia, essa ao lado Jardim Botânico que faz parte dos Bosques de Palermo.

A Linha 9 da CPTM atende a Zona Sul de São Paulo e Osasco, margeando o Rio Pinheiro em grande parte do seu traçado. Ela se conecta às linhas 5-Lilás, 4-Amarela e 8-Diamante e no futuro terá uma ligação com a Linaha 17-Ouro.

A Linha 1 do Metrô de Lima faz parte de um sistema de trens urbanos que o Governo do Peru está desenvolvendo.

A via interliga Fortaleza e Caucaia, com estações no Centro das duas cidades. Os trens circulam numa velocidade média de 30 Km/h, chegando até a 50 Km/h, e tem capacidade de transporte de 756 pessoas.

O sistema MetrôRio conta com três linhas que cruzam o Rio de Janeiro, além da integração com ônibus e trens que te levam a diversas regiões da cidade. Em todas as estações, você conta com mapas do entorno, opções de percurso, além do apoio da equipe operacional do MetrôRio para se informar.

A circulação de trens em parte da linha 2 do metrô de Salvador foi suspensa para retirada de um objeto que caiu na via, segundo informações da concessionária CCR Metrô, responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Metrô Salvador em números
Atualmente, o metrô de Salvador conta com 40 trens e 20 estações, distribuídas em uma extensão de 33 Km e duas linhas: Linha 1 (Vermelha) e Linha 2 (Azul), além de oito terminais de ônibus integrados ao sistema.

Mais números do metrô
O sistema possui uma frota de 40 trens modernos e cada composição tem capacidade para transportar mil passageiros por viagem. Nos dias úteis, são ofertados até 984 mil lugares, número que equivale a mais de 1/3 da população total da capital baiana.

A capital paranaense não tem metrô, mas consegue transportar seus quase 2 milhões de habitantes (mais de 3 milhões, se considerarmos a região metropolitana) de forma eficiente apenas com ônibus.

Viajar sentado no piso do trens
Outra cena comum, mas proibida, a viagem sentado no piso dos trens deve ser evitada por atrapalhar a circulação dos usuários assim como por ocupar praticamente o espaço de outro passageiro em pé. Também não é permitido sentar em muretas e escadas das estações.