Qual capital brasileira que amanhece primeiro?

Perguntado por: zdinis7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Localizada no extremo leste do país, a aniversariante desta quarta-feira (05.08), João Pessoa (PB), é conhecida como a “Porta do Sol”, por ser o primeiro local a amanhecer de todo o continente americano.

amanhece bem cedo, é o lugar “onde o sol nasce primeiro nas Américas”. Esta é apenas uma das curiosidades sobre João Pessoa, cidade que completou 431 anos de fundação em 5 de agosto e é considerada um dos principais destinos turísticos do nordeste brasileiro.

Confira! “São 4h30 e eu acordei super cedo hoje para assistir um espetáculo que só acontece em João Pessoa. Enquanto o resto do Brasil dorme, os primeiros raios de sol aparecem por aqui. Isso acontece porque estamos no pedacinho mais oriental das Américas: a Ponta do Seixas, em João Pessoa.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite.

O último pôr-do-sol está atualmente no oeste da cidade de Mâncio Lima (Acre) às 17:47.

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.

Lá, o sol nasce às 5:40 da manhã e se põe novamente às 17:40 da noite nestes dias. O último pôr-do-sol está atualmente no oeste da cidade de Talara (Costa Norte e Serra do Norte) às 18:32.

Noruega

Sol brilha 24 horas por dia na Noruega - 09/07/1995
No verão do Hemisfério Norte a inclinação da Terra faz com que o Círculo Polar Ártico se posicione de frente para o Sol.

A Noruega

Nos meses de verão, os dias chegam a ter 24 horas de luz acima do Círculo Polar Ártico, o que permite aproveitar as paisagens ao máximo e fazer novas descobertas. Descubra alguns lugares de onde você pode assistir esse fenômeno incrível! A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite.

22 de junho

A estação começa logo após o chamado solstício de inverno, que representa o dia com menos horas e a noite mais longa em todo o ano. Geralmente, o fenômeno se dá em 22 de junho, mas pode acontecer entre os dias 21 e 23 eventualmente.

Localizada no extremo leste do país, a aniversariante desta quarta-feira (05.08), João Pessoa (PB), é conhecida como a “Porta do Sol”, por ser o primeiro local a amanhecer de todo o continente americano.

Devido ao fato da Ponta do Seixas estar situada no ponto mais oriental da américas, há a tendência de achar que aquela posição (a longitude) garante o nascimento do sol em primeiro lugar.

Por exemplo, o nascer do sol no Japão é duas horas antes da Tailândia, nove horas antes da Inglaterra, 14 horas antes de Nova York e 12 horas antes do Brasil.

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

Países “Sem Noite
O fenômeno acontece em regiões que atravessam a zona, por exemplo, o Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Dinamarca (Groenlândia), Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.

Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca); Canadá; Dinamarca (Groenlândia);

Localização mais próxima ao Polo Sul garante maior tempo de luz solar e pôr do sol mais tarde. Sair do trabalho, trocar de roupa e curtir o sol à beira-mar até as 19h40min: eis um privilégio dos veranistas e frequentadores do litoral sul gaúcho.