Qual candidato ganhou a eleição presidencial em 2016?

Perguntado por: gveloso . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Donald Trump, o candidato republicano, foi o vencedor da eleição. Mapa dos resultados por estado. Em vermelho, os estados vencidos por Trump/Pence e em azul, os estados onde venceu Clinton/Kaine. Os números indicam a quantidade de votos no Colégio Eleitoral que cada estado garante ao vencedor.

Partido Republicano

O Partido Republicano, comumente referido em seu país como Grande Velho Partido, é um dos dois grandes partidos políticos dos Estados Unidos, sendo seu principal adversário histórico o Partido Democrata. O partido tem esse nome devido ao republicanismo dominante durante a Revolução Americana.

OBS.: O mandato da então Presidenta Dilma Rousseff foi interrompido em 31 de agosto de 2016. Na ocasião assume a Presidência da República Michel Elias Temer Lulia.

A eleição foi realizada no dia 8 de novembro de 2016. Hillary Clinton deu seu voto no subúrbio de Nova York, enquanto Donald Trump votou em uma escola pública de Manhattan. Algumas pesquisas favoreciam inicialmente a candidata democrata Hillary Clinton.

Foi o 45º presidente dos Estados Unidos. Seu governo ficou marcado por ações e declarações polêmicas em diferentes áreas. Ficou conhecido pela grande quantidade de declarações falsas que deu. Foi derrotado, na eleição de 2020, por Joe Biden.

A eleição presidencial nos Estados Unidos em 2020 foi realizada em 3 de novembro, uma terça-feira. Foi a 59. ª eleição presidencial do país. O ex-vice-presidente democrata Joe Biden derrotou o presidente republicano Donald Trump.

Foi disputada entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL, atual União Brasil), que saiu-se como o vencedor. O candidato e seu vice foram empossados em 1 de janeiro de 2019 para um mandato de quatro anos. Candidato mais votado no 2º turno por unidade federativa.

Partido Democrata

O Partido Democrata é um dos dois partidos majoritários do atual sistema bipartidário dos Estados Unidos, ao lado do Partido Republicano.

A eleição presidencial nos Estados Unidos em 2008 foi a 56ª eleição presidencial quadrienal no país, realizada em 4 de novembro de 2008. O senador Barack Obama e seu candidato a vice, o senador Joe Biden, ambos do Partido Democrata, derrotaram os republicanos John McCain e sua candidata a vice Sarah Palin.

O presidente em exercício, Joe Biden, declarou em janeiro de 2022 sua intenção de concorrer à reeleição para um segundo mandato, com a vice-presidente Kamala Harris como companheira de chapa. No entanto, Desde novembro de 2022 Biden ainda não se comprometeu com uma campanha de reeleição.

Em 31 de agosto de 2016, Michel Temer assumiu o cargo de presidente do Brasil, em cerimônia de posse no Congresso Nacional, devido a condenação de Dilma Rousseff no julgamento do impeachment.

As eleições municipais no Brasil em 2016 ocorreram em 2 de outubro, com segundo turno ocorrido em 30 de outubro. Os eleitores escolheram os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi a 36.ª Presidente do Brasil, tendo exercido o cargo de 2011 até seu afastamento por um processo de impeachment em 2016. Atualmente preside o Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do BRICS), sediado em Xangai, na China.

Como começou o Pix? Apesar de o Pix ter sido lançado durante a gestão do atual presidente por meio do Banco Central, os estudos são anteriores à chegada de Bolsonaro ao Poder e começaram em 2018, sob a gestão de Michel Temer (MDB) - à época, a autoridade monetária era comandada pelo economista Ilan Goldfajn.

Lula e Alckmin tomaram posse como 39.º presidente do Brasil e 26.º vice-presidente do Brasil, respectivamente, no dia 1º de janeiro de 2023, em cerimônia realizada no Congresso Nacional em Brasília, dando início ao segundo governo Lula (ou seu terceiro mandato).

1 de janeiro de 2011 – 31 de agosto de 2016

Estiveram presentes a candidata mineira Dilma Rousseff, os paulistas José Serra (PSDB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), e a acriana Marina Silva (PV). Apesar da pouca participação, o candidato do PSOL foi um dos mais comentados em mídias sociais como Twitter.