Qual câncer mais fáceis de tratar?

Perguntado por: aferrari4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Existem cânceres mais brandos e de tratamento mais fácil, como o câncer de pele, entretanto, outros, como o de pulmão e o cerebral têm menor chance de tratamento e cura. Ainda assim, mesmo cânceres mais brandos, quando diagnosticados tardiamente, podem não ter cura.

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

Quando a cura é menos provável? Detectado precocemente, o câncer de mama é mais fácil de tratar e ser curado do que em estágios avançados, quando a doença já está disseminada para outros órgãos. Alguns tipos da doença são também mais tratáveis do que outros.

Ambos os oncologistas apontam que, entre as doenças listadas pelo INCA, o câncer de pele não melanoma, embora seja o mais incidente, é o menos preocupante por ser facilmente tratável e ter uma baixa taxa de mortalidade.

Outro tipo de câncer, muitas vezes silencioso, é o câncer de pâncreas. A doença é notória por sua falta de sintomas perceptíveis nas fases iniciais e pela rápida disseminação para outras partes do corpo.

coração é único órgão do corpo que não tem câncer,ou seja isso é real. O câncer do coração é raro,pq 99 do coração é formado por nervos e veias. Porém eu tive uma amiga que faleceu porque teve câncer no coração.

Melanoma:tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, o melanoma tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença.

Tumores benignos crescem devagar e de forma limitada; já os tumores malignos, em geral, crescem rápido e tendem a ser invasivos.

Se não for feita, o câncer vai crescer e aí sim a pessoa perderá mais qualidade de vida, com dor, fadiga, enfraquecimento”, explica o oncologista Felipe Ades, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Quando a quimioterapia não é indicada? Há pacientes que, logo de início, têm um estado geral de saúde ruim. Para eles, a quimioterapia, por ser um tratamento que atinge todo o corpo e mesmo células não cancerígenas, pode não ser a melhor indicação.

Câncer de fígado
Esse tipo de câncer causou 830 mil mortes em todo o mundo em 2020, de acordo com a OMS.

Estágios tradicionais
Estágio I: Tumor restrito a uma parte do corpo, sem comprometimento linfático. Estágio II: Localmente avançando com comprometimento do sistema linfático ou espalhado por mais de um tecido. Estágio III: Localmente avançado, espalhado por mais de um tecido e causando comprometimento linfático.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

A maioria dos tipos de câncer é mais comum entre homens. Esse fato já é conhecido pela ciência, mas as razões ainda não estavam bem definidas —em geral, esses casos costumam ser associados ao estilo de vida, ao tabagismo e ao alcoolismo.

Qual o tipo de câncer mais raro? Segundo o INCA, os cânceres mais raros são: Sarcomas de partes moles. Carcinoma de Merkel.

O câncer é causado por mutações, que são alterações da estrutura genética (DNA) das células. Cada célula sadia possui instruções de como devem crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nestas instruções (mutação), pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, causará um câncer.

No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, entre os anos de 2020 até o final de 2022, poderão ser registrados mais de 600 mil novos casos. Mundialmente, o câncer de pulmão é o mais incidente, seguido pelos cânceres de mama, cólon e reto e próstata.

Se pensarmos em termos estatísticos, podemos afirmar que o câncer é a doença crônica mais curável atualmente. Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são curados. No Brasil estima-se que este número seja menor, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos bem mais tardiamente.

Apesar de esses sintomas serem mais prevalentes em pacientes com câncer em estágio avançado, nos casos dos tumores do trato gastrointestinal, como de intestino, pâncreas, esôfago e fígado, o emagrecimento costuma ser um dos sinais mais perceptíveis da doença.

Existem muitas razões pelas quais os cânceres em adultos jovens podem não ser diagnosticados imediatamente. Às vezes, os primeiros sintomas do câncer podem se sobrepor aos de doenças ou lesões muito mais comuns.

A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer. Esses testes também ajudam na escolha do tratamento, que leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase.