Qual campo de experiência trabalha a pintura?

Perguntado por: lalves2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons, cores e formas. Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação.

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES” (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

A proposta do Campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” valoriza a produção artística, promovendo a criação de repertório, o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta e da experimentação com o corpo e com diversos materiais.

Habilidades. (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Corpo, gestos, movimentos
Nesse campo, a coordenação motora é bastante priorizada por meio da música, dança e teatro. Esse trabalho é feito para o aluno conhecer melhor o corpo e ter noções de posicionamento (frente, atrás, dentro, fora etc.).

O que envolve esse Campo de escuta, fala, pensamento e imaginação? O objetivo é desenvolver a forma de comunicação da criança, favorecendo seu desenvolvimento, com a consolidação da imaginação e do pensamento.

O movimento de pinça ajuda muito na hora de pegar o lápis. Para que a criança chegue nessa etapa, na Montessori Escola Infantil, ela realiza um aprendizado gradual. O objetivo é que ocorra uma trajetória de evolução e, dessa forma, aconteça a chamada escrita espontânea.

Estimulando as funções motoras de precisão, a criatividade e a possibilidade de se expressar emocionalmente por meio dessa arte. A pintura é uma atividade que deve fazer parte da rotina das crianças, pois ela trabalha o desenvolvimento e a criatividade dos pequenos.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Além de ser uma atividade que os entretém, a pintura tem um papel significativo em seu desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional, o que a transforma em algo ainda mais positivo e que deve ser estimulado pelos pais, avós, tios e cuidadores.

A habilidade EI03EF03 consiste em: Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

OS CINCO SENTIDOS
APÓS ASSISTIR, PERGUNTE AO SEU FILHO (A) ONDE FICAM OS OLHOS, A BOCA, NARIZ, OUVIDOS E MÃOS, FAZENDO COM QUE ELE (A) APONTE CADA MEMBRO. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

O campo de experiência “Traços, sons, cores e formas” prevê aprendizados que ajudarão as crianças a adquirirem sensibilidade artística. O desenvolvimento desta percepção desde a infância impactará na criatividade, comunicação e expressividade que o pequeno demonstrará durante toda a vida.

A habilidade EI02TS03 consiste em: Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Traços, sons, cores e formas
Neste campo de experiência, as crianças deverão ter contato com manifestações artísticas, culturais e científicas, a fim de dar início ao desenvolvimento do conhecimento sobre cultura e também ao processo de produção cultural autônoma, criando suas próprias artes.

A criança deve explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, relacionamentos, histórias, objetos e elementos da natureza, dentro e fora da escola. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre artes, escrita, ciência e tecnologia.

A Arte na BNCC está centrada nas seguintes LINGUAGENS: ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA e TEATRO. As linguagens artísticas são consideradas nas suas especificidades, mas entende-se, também, que as experiências e vivências dos sujeitos em sua relação com a Arte não acontecem de forma estanque ou compartimentada.

A habilidade EF15AR01 consiste em: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

  1. Artes visuais: trabalhe com desenhos e obras com a temática chuva. ...
  2. Música: convide os alunos a ouvirem som de chuva.
  3. Dança: estimule os alunos a recriarem coreografias. ...
  4. Exposição: crie um painel coletivo.
  5. Artes Integradas.