Qual caminhonete precisa de carteira de caminhão?

Perguntado por: nbelem . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

Se a caminhonete ultrapassar 3,5 toneladas, ter a habilitação de categoria B não é suficiente. É preciso que o motorista se habilite nas categorias C, D ou E, pois são elas que permitem dirigir ônibus, micro-ônibus, caminhão e veículo com dois reboques acoplados.

Por conta de seu peso e da capacidade de carga, a Ram 3500 já é considerada um caminhão, exige habilitação C para ser guiada e é categorizada como veículo pesado.

Exige-se a categoria "C" para dirigir a picape porque o seu peso bruto total (PBT), medida que leva em conta o peso do veículo na balança com a capacidade de carga suportada, ultrapassa 3.500 kg, o limite de PBT para permissões com categoria "B".

A categoria B da CNH permite que os motoristas conduzam veículos de 04 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e lotação não exceda à 08 lugares, excluindo o motorista. Isto é, com a CNH B é possível dirigir veículos grandes, como minitrucks e furgões.

Proposta autoriza motorista da categoria B a dirigir caminhonete com reboque. O Projeto de Lei 3942/20 eleva de 3.500 kg para 6.000 kg o limite de peso bruto total da combinação de veículo e unidade acoplada conduzida por condutor habilitado na categoria B.

No caso da Dodge RAM 1500, devido as modificações que a picape sofrerá para se adequar as regras brasileiras, a exigência passa a ser apenas de Carteira Nacional de Habilitação do tipo B.

Por conta de seu Peso Bruto Total (PBT) de 5.352 kg, a Ram 3500 só pode ser dirigida por motoristas com habilitação nas categorias C ou superiores, que autorizam a condução de caminhões.

Maior picape do Brasil, a RAM 2500 Laramie 2021 é classificada como caminhão e só pode ser dirigida por condutores com CNH categoria C/D/E.

Conheça detalhes sobre a CNH categoria B, quais veículos você poderá conduzir, se esta carteira de habilitação permite a condução de Kombi de nove (9) lugares ou ainda de minivans.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503/97) obriga esses profissionais a terem carteira de motorista da categoria “C”, destinada a condutores de veículos utilizados em transporte de carga com peso bruto total que exceda a 3,5 mil kg.

Nova Ford F-150, imponente, robusta e icônica. A picape símbolo da família Raça Forte agora no Brasil.

No Brasil, um motorista com carteira de motorista (CNH) categoria B pode dirigir veículos de carga cujo peso bruto total (PBT) não seja superior a 3.500 kg (3.5 toneladas).

A CNH categoria B tem permissão para dirigir veículos com carga bruta total (PBT) que não ultrapasse 3.500 kg ou 3.5 toneladas.

Que veículos posso dirigir com a CNH categoria B? Com a CNH categoria B é possível conduzir veículos de 04 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e lotação não exceda à 08 lugares, excluindo o motorista.

No anexo I do CTB que está disponível aqui, está exatamente este texto: CAMINHONETE – veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas. CAMIONETA – veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento.

Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio. Veículo com potência de até 50 cilindradas / velocidade até 50 km/h.

Não. Para dirigir van, o motorista deve possuir a categoria D, que permite que ele dirija van ou qualquer outro veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda 8 lugares, além do motorista.

CNH D: além de permitir que o motorista dirija todos os veículos das categorias B e C, ele também fica apto a conduzir veículos que transportam mais do que oito passageiros. São os casos de ônibus, micro-ônibus e vans. Ideal para quem quer trabalhar com transporte escolar, por exemplo.