Qual calibre permitido para porte?

Perguntado por: ocampos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

O uso de armas de fogo para defesa pessoal está limitado ao porte de armas de calibre de até . 38, 6,35mm ou 9mm. Estes calibres são permitidos para que as pessoas possam se defender em caso de perigo, desde que portem a arma de forma correta e legal.

Antes do Decreto, eram permitidas armas de até 407 joules, como as de calibre 38, 22, 25 e 32. Depois do Decreto, são permitidas armas de até 1.620 joules, incluindo diversas armas que eram de uso restrito, como a 9mm, . 40, . 44, .

Os atiradores maiores de 25 anos podem adquirir armas, munições e seus insumos, equipamentos de recarga, miras metálicas e ópticas para uso exclusivo na atividade de tiro desportivo. O projeto proíbe o uso de algumas armas na prática, como as de calibre 5,7 x 28mm; as curtas semiautomáticas de calibre superior ao .

45 e 9mm podem ser compradas e carregadas por todos os cidadãos com porte. Até agora, essas armas estavam listadas em regulamento do Exército como de uso restrito, ou seja, apenas algumas poucas categorias profissionais poderiam portá-las.

Os fuzis de diversos calibres, como 5.56mm e 7.62mm, foram classificados como restritos – ou seja, não podem ser adquiridos pelo cidadão comum. Já pistolas como a 9mm Parabellum e a 45 Glock Automatic foram classificadas como de uso permitido – ou seja, podem ser adquiridas pelo cidadão comum.

O decreto assinado hoje não fez nenhuma mudança nos tipos de armas que poderão ser comprados. Sendo assim, no Brasil, é possível comprar revólveres calibres 22, 36 e 38; espingardas calibre 20, 28, 36, 32 e 12; rifles calibre 22; carabinas calibre 38; e pistolas calibre 32, 22 e 380.

Confira quais são as armas de fogo permitidas no Brasil: As armas de uso permitido são as curtas, semi-automáticas ou de repetição com energia da munição no cano de saída de, no máximo, 300 libras-pé ou 407 Joules. O calibre de revólveres, por exemplo, deve ser de até 38. Já o de pistolas pode ser de até 380.

Qual calibre é mais forte? Imagine que o calibre . 40, por ter uma estrutura com diâmetro maior, consequentemente tem uma massa mais significativa em relação ao 9mm, certo? Portanto, para sair pelo cano da arma, precisa de mais força por parte do equipamento e, consequentemente, envolve um tiro mais “forte”.

O art. 162 estabelece que são armas, acessórios, petrechos e munições de USO PERMITIDO: a) espingardas e todas as armas de fogo, congêres de alma lisa, de qualquer modelo, tipo, calibre ou sistema; b) armas de fogo raiadas, longas, de uso civil já consagrado, como carabinas, rifles e armas semelhantes, até o calibre .

A nova lei alterou o limite e esse foi ampliado para 1.620 joules. Ou seja, agora o Fuzil pode ser comprado pelo cidadão que tem mais de 25 anos!

$ 69,99.

Aos CACs, só é permitido o porte de arma de fogo curta de uso permitido, sendo autorizado o emprego de arma de fogo de seu arsenal para proteção, dependendo de obtenção de licença para porte.

Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

As pessoas que querem se tornar CAC precisam obter o certificado de registro no Exército. Com o novo texto, fica suspenso o certificado até a edição de um novo. ATÉ QUANDO FICARÁ SUSPENSO O REGISTRO DE CAC E A AQUISIÇÃO DE ARMA DE USO RESTRITO?

O Artigo 6° da Lei estabelece a proibição do porte de arma em todo o território nacional, salvo casos específicos. Exemplo de exceção são os profissionais que necessitam de armamentos para o exercício de suas funções: agentes de segurança pública, membros do Exército ou funcionários de empresas privadas de segurança.

A pistola 9mm é a recordista de apreensões no Distrito Federal nos primeiros 10 meses de 2022. Com restrições de compra, posse e porte até o início do governo Jair Bolsonaro (PL), a arma foi uma das liberadas por decretos e portarias a partir de 2019.

Para pessoa física, a expedição ou a renovação de porte de arma de fogo baixarão ambas de R$ 1.000 para R$ 500, conforme definiu o relator.

40 surgiu nos Estados Unidos da América por reivindicação do FBI. O calibre usual daquela força policial era o 9mm Luger, que se tornou famoso na Segunda Guerra Mundial, com o uso maciço das forças armadas de diversos países, por acreditarem no seu grande poder de penetração.

A pistola Taurus série G2 calibre 9mm é a arma mais vendida no mundo, no Brasil, e preferida dos norte-americanos.