Qual caderno usar no ensino médio?

Perguntado por: rxisco5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Por exemplo, alunos que estão nos anos finais do Fundamental 2 ou no Ensino Médio podem usar cadernos aramado de 12 matérias, já um aluno da Educação Infantil ou Fundamental 1 pode utilizar um caderno de até 90 folhas, um caderno de caligrafia e até mesmo um caderno em branco para desenhar.

Seu uso é obrigatório. 14 cadernos (Língua Portuguesa, Literatura, Química, Física, Biologia, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática, Filosofia, Ensino Religioso, História, Sociologia e Geografia). O uso de fichário é opcional ao aluno. 1 caderno de 48 folhas para Arte.

Os fichários são bastante comuns durante o ensino fundamental e médio, mas na faculdade perdem um pouco essa popularidade. Devido a correria do dia a dia e a necessidade de conciliar trabalho e faculdade, os estudantes preferem os cadernos por serem mais práticos.

Caderno: o clássico, para quem quer praticidade
Porém, se você escolher levar não um caderno só, mas vários de 96 folhas, pode ser que leve menos peso do que um caderno de 20 matérias todos os dias. Além disso, o caderno é bem menor do que o fichário e cabe na mochila.

Planner escolar (será fornecido pela escola na 1ª semana de aula). 1 caderno para cada componente curricular • Lápis, borracha, canetas, régua, tesoura, cola e marca texto. Lápis de cor.

Para os anos finais são 13 produtos, como cadernos, canetas, lápis de cor, tesoura, entre outros, totalizando 32 unidades. Já o kit para o ensino médio contém 11 produtos, como cadernos universitários, canetas esferográficas, transferidor e outros materiais, totalizando 26 unidades.

Na prática, significa que as escolas devem incluir nos currículos o ensino de habilidades e competências das disciplinas já existentes no modelo anterior: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Artes, Educação Física, Sociologia, Filosofia e Inglês.

Materiais Necessários

  • Mochila.
  • Livros didáticos.
  • Cadernos e pastas.
  • Estojo.
  • Lápis e canetas.
  • Itens pessoais.

Resposta: 2 cadernos é sempre bom.

Não, a prova só poderá ser feita com caneta esferográfica preta de material transparente. A única exceção, de acordo com o edital, é para participantes com transtorno de espectro autista, que poderão utilizar caneta com tinta colorida para uso exclusivo no caderno de questões - é necessário solicitar com antecedência.

Vantagens em escolher um fichário
Fichários são mais leves e práticos, e você pode carregar apenas as folhas que usar no dia. Os fichários são maiores que cadernos e podem ser encontrados em diversos modelos, como os de zíper, onde você pode acomodar diversos materiais escolares nele, facilitando o transporte.

Os fichários devem ser usados por aqueles que são muito organizados e que conseguem manter a ordem dos mesmos até o final do ano. A facilidade desse material é para que, ao acabarem as folhas de uma determinada matéria, o aluno possa retirar as já utilizadas, repondo com outras em branco.

O caderno inteligente é mais prático e fácil de usar do que o fichário. Além disso, ele é mais compacto, mais fácil de transportar e pode ser encontrado em 5 tamanhos diferentes. Contudo, seu preço é elevado em comparação ao fichário. Apesar disso, seu custo-benefício a longo prazo é maior.

O modelo deixa de ter 13 disciplinas obrigatórias e passa a ser composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos itinerários formativos, dentre os quais o aluno pode optar pelo que mais se encaixa em seu projeto de vida.