Qual braço se mede a febre?

Perguntado por: lmorgado . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Sabia que entre a axila direita e a esquerda, a temperatura muda? Quando for medir a temperatura, lembre-se que os valores de medição nas axilas podem ser influenciados pela temperatura ambiente, suor, humidade e outros parâmetros.

febre – mais de 37,8°C (no ânus) ou mais de 38°C (na axila). Os pais devem entrar em contato com o pediatra. Ele verá se há necessidade de remédios ou ir ao pronto-socorro.

No caso de medição axilar, posicionar o bulbo do termômetro no oco axilar (ponto central da cavidade); 10. Aduzir e fletir o braço, posicionando-o transversalmente sobre o tórax; 11. Esperar alguns segundos até ouvir um sinal sonoro; 12. Retirar o termômetro e ler o valor da temperatura na tela; 13.

2º - Febre - é considerado febre as temperaturas corporais acima de 38ºC. Neste estágio, é recomendado tomar um medicamento antitérmico, usar roupas leves e colocar uma compressa gelada na testa. Se mesmo assim a febre não baixar em até 3 horas, é indispensável ir ao pronto-socorro mais próximo.

As variações de temperatura costumam variar apenas 1 grau. Por exemplo, um paciente pode ser diagnosticado com febre contínua se sua temperatura corporal geralmente está em 38,5º C — e varia no máximo entre 37,5º e 39,5º C.

Termômetro digital – Antes de utilizar o termômetro, faça a verificação da bateria. O termômetro é colocado em baixo da axila, mas obterá uma leitura mais precisa se for colocado para medir dentro da boca, mais precisamente embaixo da língua, mantendo-se a boca fechada por até 5 minutos para fazer a leitura.

Tabela da febre infantil
O conceito de febre é firmado para temperatura axilar acima de 37,3ºC. A temperatura é variável em cada local onde é medida e, de maneira geral, são aceitas as seguintes faixas de valores para febre : Temperatura retal acima de 38 ºC – 38,3 ºC. Temperatura oral acima de 37,5 ºC-37,8 ºC.

A temperatura para febre acima de 39,4ºC pode indicar uma infecção bacteriana, principalmente se for acompanhada de calafrios. Além disso, a febre alta é capaz de desencadear convulsão febril em crianças de seis meses a três anos que tenham predisposição genética e febre repentina7.

Há um consenso de que antipiréticos devem ser reservados para febres acima de 38,2°C, mas principalmente para minimizar o desconforto; lembrar que crianças não costumam manifestar desconforto com temperaturas inferiores a 39,5°C7,27.

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.

A temperatura corporal natural varia entre 35,4º C e 37,2º C ao ser medida na axila. No entanto, em situações como gripe ou infecção, esse valor pode ser alterado, aferindo febre. Conheça as principais variações de temperatura corporal.

NORMALIDADE: 36°C a 37.2°C. ESTADO FEBRIL: 37.3°C a 37.7°C. FEBRE: 37.8°C Acima. Fonte: BRASIL, 2020.

Se o termómetro estiver em bom estado é seguramente de confiança que o sinal sonoro indique a temperatura certa”. Contudo, é importante ter em atenção fatores que possam interferir na medição da temperatura corporal, nomeadamente a bateria ou a calibração do aparelho.

Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.