Qual borboleta e a Cuca?

Perguntado por: dferreira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Depois que passa por essa trágica situação, os olhos da personagem são tomados por uma borboleta azul. E é assim que ela se transforma de vez no ser mítico.

Inês da Luz

Inês da Luz, conhecida apenas como Inês era uma Entidade poderosa conhecida como a Cuca. Ela era a líder do grupo de entidades e a anfitriã principal, ela tinha vasto poder mágico relacionado a borboletas após ter perdido o seu bebê e uma borboleta ter pousado nela.

Além de ser conhecida no país, Cuca é uma das personagens mais comentadas de Cidade Invisível. A lenda é personificada em Inês, interpretada por Alessandra Negrini.

Algumas pessoas acreditam que a entidade seja uma bruxa velha ou até mesmo um animal noturno, como corujas ou mariposas. Ou seja, em uma das versões da crença brasileira, a Cuca pode, sim, se transformar em uma borboleta, ou mariposa, para chegar aos quartos das crianças.

A lenda tradicional trata a Cuca como uma mulher bem velha, magra e corcunda, que possui a pele bastante enrugada e cabelos brancos. Essa descrição da Cuca fez com que ela fosse encarada em muitos locais do país como uma verdadeira bruxa, feiticeira que é conhecida por realizar maldades.

Os nativos americanos têm várias lendas em torno das borboletas. Uma das mais populares é a ideia de que as borboletas carregam sonhos. Acredita-se que, ao contar um desejo a uma borboleta e depois a libertar, ela levará o desejo ao Grande Espírito e ele será concedido.

A borboleta fica na forma de lagarta de 1 a 8 meses, aproximadamente, dependendo da espécie. As borboletas sofrem várias mudanças ao longo do seu desenvolvimento. Durante o estágio de lagarta, ocorrem várias mudas enquanto o animal cresce, geralmente de cinco a oito centímetros.

A feiticeira, contudo, acaba morrendo por ser uma entidade de 200 anos e não conseguir sobreviver sem os poderes. Porém, na última cena da temporada, Luna (Manu Dieguez) e o Menino Lobo estão caminhando pelas florestas, quando o garoto questiona a menina “estamos chegando?”, ao que Luna responde afirmativamente.

Cuca morreu de verdade em cidade invisível. E no final da segunda temporada de cidade invisível, que saiu agorinha, a gente viu que o eric, que praticamente virou a vampira dos x men, né? Saiu sugando o poder de todo mundo. e acabou sugando o poder da cuca, o que fez com que ela morresse, já que aquele corpo.

Gabriela Alves era a esposa de Eric Alves e uma antiga Antrópologa que lutava para transformar Floresta de Cedro em uma reserva florestal, ela era amiga de Fabiana e de Ciço. Gabriela morreu durante um incêndio na Vila Toré nas mãos do espírito do Corpo Seco que estava dentro de sua filha, Luna Alves.

Uma das versões da lenda da Cuca diz que, a cada 1.000 anos, brota de um ovo uma nova Cuca. Então, a Cuca "antiga" se transforma em um pássaro de canto triste, enquanto a nova Cuca assume seu papel, fazendo maldades maiores do que a anterior.

As formas pelas quais a lenda se difundiu fizeram com que alguns encarassem a cuca como um fantasma, mas a versão que a identifica com uma bruxa é bem mais comum. Outras versões da lenda falam que ela tinha poderes mágicos, como o de desaparecer repentinamente.

Acredita-se que a Lenda da Cuca tenha origem no folclore galego-português baseada na criatura "Coca", que significa "crânio, cabeça". A "Coca" é um fantasma ou um dragão comedor de crianças desobedientes que fica à espreita nos telhados das casas, e as rapta depois de fazerem alguma malcriação.

Antunes, também conhecido como Corpo Seco, foi uma Entidade no qual sua alma era tão maligna que nem o céu e nem a terra a queria. Devido a Cuca ter aprisionado o seu corpo, ele só pode manifestar o seu espírito.

Na obra de Lobato, a Cuca tem cara de jacaré e dorme uma noite a cada sete anos. Quando ela fica brava, solta seu urro de raiva que pode ser ouvido a 10 léguas de distância.

Além de nos livros a primeira aparição da personagem foi no filme de 1953 chamado O Saci, porém nessa versão ela não é uma jacaré fêmea de cabelos loiros, mas uma velha bruxa de roupas velhas e rasgadas, nesta versão ela foi interpretada por Maria Meneguelli.

Caipora é uma personagem de lenda do folclore brasileiro. Se trata de uma criatura que habita as florestas, conhecida como protetora dos animais. Tradicionalmente, é vista como aquela que protege os seres selvagens dos caçadores, sobretudo daqueles que matam mais animais do que o necessário para a sua sobrevivência.

A borboleta é considerada o símbolo da transformação, da mudança e da renovação. Representa também o recomeço, a beleza, a felicidade, a efemeridade da natureza, proteção, e boas energias.

No Brasil, acredita-se que quando uma mariposa deste tipo entra em casa ela pode trazer algum “mau agouro”, sinalizando a morte de algum morador. Tais crenças, com simbologia negativa, em muitos casos podem causar, junto com outras ameaças à espécie, a diminuição de suas populações.

Os filhos de Iansã têm a borboleta no fundo dos olhos e a alma pura Certo dia, Olorum tirou da convivência de Iansã seus seres mágicos (borboletas), os transformou em seres humanos e os espalhou mundo a fora.

O Saci Pererê

O Saci Pererê está entre as lendas do folclore mais conhecidas pelo povo brasileiro. Assim como a maioria dos personagens folclóricos, ele também é de origem Tupi-Guarani. O Saci está descrito como um menino negro, de short vermelho, com apenas uma perna.