Qual biotipo tem dificuldade de ganhar massa muscular?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

ectomorfo

Entenda os fatores que definem a composição corporal do ectomorfo. “Ectomorfo” é a denominação dada para uma das classificações dos biótipos corporais. Caracterizados como altos, magros e longínquos, esses indivíduos geralmente têm dificuldade de engordar e ganhar massa muscular.

Pessoas mesomórficas são aquelas que possuem, naturalmente, um corpo mais definido, atlético e com o condicionamento físico elevado. Por isso, é comum atletas com esse biotipo participando de modalidades como fisioculturismo, que requer bastante trabalho corporal para eliminar gordura e ganhar massa magra.

Endomorfo

Biótipo genético – Endomorfo
Esse biótipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência.

O mesomorfo é o que chamamos de atleta, que já é forte por natureza e ganha força e volume muscular com facilidade e não tem a capacidade de acumular gordura. Já o endomorfo é aquele que sempre acumula mais gordura, tem muita dificuldade em perder e não tem facilidade com exercícios.”

Qual biotipo corporal é mais raro? O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.

Os endomorfos correspondem ao biotipo corporal de pessoas que geralmente são mais baixas, têm o corpo mais largo e maior percentual de gordura. Seu metabolismo é mais lento do que os ectomorfos, porém a facilidade para ganhar massa muscular é maior” explica o médico.

Mesomorfo
As pessoas com biotipo corporal mesomorfo possuem o corpo magro e musculoso, mesmo que não pratiquem atividade física com frequência.

Se você não ingere proteínas o suficiente na sua dieta, seus músculos pararão de crescer – e podem até diminuir. Portanto, não subestime a importância da dieta, ela representa cerca de 80% dos seus resultados.

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

Biotipo ectomorfo
Os membros costumam ser mais finos e os ossos mais longos, além do percentual de gordura extremamente baixo. Os maratonistas são exemplos desse perfil. “Os ectomorfos apresentam grande capacidade de resistência e consumo de energia e dificuldade em desenvolver massa muscular”, analisa Wilkison.

Pessoas que possuem o biotipo ectomorfo são magras, com quadris estreitos e braços e pernas longas. Além disso, possuem o metabolismo rápido: parecem comer o que querem, quando querem, sem ganhar peso.

É possível mudar o biotipo? Agora, a hora da resposta da grande questão: se você pensa em somatotipos, não é possível. Os fatores genéticos são mais significativos e importantes do que anos de dieta e exercícios.

As pessoas com boa ativação gênica geralmente pertencem ao biótipo conhecido como mesomorfo, que são as pessoas com ossatura pesada e boa massa muscular mesmo sem realizar exercícios. As pessoas com mínima ativação gênica geralmente são ectomorfas: ossatura leve e pequena massa muscular por natureza.

Os biotipos corporais são nada mais do que um termo criado para definir os três principais físicos humanos. São eles: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Eles são classificados através de heranças genéticas e não podem ser alterados.

Uma desvantagem para pessoas com esse padrão de corpo é que ganham gordura de forma mais fácil que os ectomorfos, por exemplo. Ou seja: isso significa que os atletas mesomorfos devem estar atentos ao consumo de calorias, caso não pretendam ganhar peso rapidamente.

Os endomorfos são caracterizados pela baixa estatura e pela forma arredondada, possuem um metabolismo lento que facilita o acúmulo de gordura, mas, por outro lado, têm maior facilidade para ganhar massa muscular.

Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

- A pessoa sempre terá o seu biotipo natural, mas a composição corporal, isto é, o conjunto corporal de massa muscular e gordura corporal, água e peso de ossos pode variar e ela obter características que sejam de mais de um biótipo.