Qual biotipo define mais rápido?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O ectomorfo tem metabolismo ultra rápido, geralmente apresenta pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos. Um exemplo? A grande maioria das modelos que você vê desfilando em passarelas e capas de revista tem esse biotipo.

“Os endomorfos correspondem ao biotipo corporal de pessoas que geralmente são mais baixas, têm o corpo mais largo e maior percentual de gordura. Seu metabolismo é mais lento do que os ectomorfos, porém a facilidade para ganhar massa muscular é maior” explica o médico.

Biótipo genético – Ectomorfo
O ectomordo são pessoas muito magras, com quadril e ombros menores, ou seja estrutura óssea menor.

- Existem pessoas com facilidade no ganho de massa muscular, como os mesomorfos, e indivíduos com dificuldade, no caso dos ectomorfos.

Nesse contexto, existem três tipos de biótipos sendo eles: endomorfo, mesomorfo e ectomorfo. Qual biotipo mais forte? Biótipo genético – Endomorfo Esse biotipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência.

Ectomorfo: entenda o biotipo magro e de metabolismo acelerado. Pessoas que possuem o biotipo ectomorfo são magras, com quadris estreitos e braços e pernas longas. Além disso, possuem o metabolismo rápido: parecem comer o que querem, quando querem, sem ganhar peso.

Agora, a hora da resposta da grande questão: se você pensa em somatotipos, não é possível. Os fatores genéticos são mais significativos e importantes do que anos de dieta e exercícios.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

As pessoas com o biotipo ectomorfo costumam ter o metabolismo mais acelerado e, por isso, perdem peso com facilidade, porém apresentam maior dificuldade em ganhar massa muscular.

2. Mesomorfos - São aqueles que possuem corpo magro e atlético, com menor gordura abdominal, mesmo sem trabalhar muito os músculos. Apresentam troncos mais largos, cintura e quadril mais estreitos.

No Brasil, 76% das mulheres têm o biotipo retângulo: quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

Corpo Retangular Vamos começar por este que a pesquisa apresentou como o mais comum entre as brasileiras. Ectomorfo Pessoas com o biotipo ectomorfo possuem um corpo mais magro, com ombros estreitos e membros mais compridos.

O mesomorfo é o que chamamos de atleta, que já é forte por natureza e ganha força e volume muscular com facilidade e não tem a capacidade de acumular gordura. Já o endomorfo é aquele que sempre acumula mais gordura, tem muita dificuldade em perder e não tem facilidade com exercícios.”

Uma pessoa de biotipo mesomorfo caracteriza-se pela estrutura física que tende a ser mais retangular ou quadrada. Também tende a ser magra, mas não exageradamente magra, pois possui facilidade para ganhar massa muscular — o que dá ao seu corpo uma aparência atlética.