Qual bijuteria não escurece?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

O aço 316L não escurece ou muda de cor com o tempo, além disso, tem menos risco de a pessoa ter alergias. Isso acontece por causa da composição do aço, que mesmo ao entrar em contato com a água, produtos químicos ou até mesmo o oxigênio, mantém o brilho natural.

A oxidação é um processo químico natural que deixa os metais escurecidos e com a aparência turva. Ela acontece quando o metal entra em contato com o oxigênio, presente tanto no ar, quanto na água. Todos os metais oxidam: alguns mais rápido, como a prata; outros mais devagar, como o ouro e o ródio.

Geralmente, as semijoias são banhadas com um metal nobre, o que não ocorre com as bijuterias. Ou seja: as joias são feitas com metais preciosos, garantindo alta qualidade e durabilidade, já as bases das semijoias e bijus são metais inferiores, o que faz com que se desgastem mais rápido.

Os amantes da bebida que nos perdoem, mas também é possível recuperar bijuterias oxidadas ou sujas usando refrigerante de cola. Mergulhe suas bijus em um copo com o refrigerante por aproximadamente 20 minutos. Depois é só enxaguar em água corrente e pronto!

O banho dourado em bijuterias traz melhorias consideráveis na aparência e resistência. O verniz é de suma importância no procedimento, garantindo uma boa durabilidade ao banho, e o paládio qualifica o adorno para todo tipo de pessoa, mesmo as que tenham alguma restrição do uso em relação a metais menos nobres.

Qual o melhor tipo de semijoia? A semijoia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho. Apenas acessórios banhados são considerados semijoias.

Visualmente é muito difícil distinguir uma semi-joia de uma joia. Como todas as peças fabricadas pela Rommanel recebem banhos de ouro, ródio ou prata são todas elas semi-joias e não joias. Visualmente é muito difícil distinguir uma semi-joia de uma joia.

Geralmente isso acontece porque o metal oxida com o tempo devido aos gases presentes na atmosfera ou até mesmo pelos produtos de beleza que utilizamos diariamente.

Conservar bijuterias
Para evitar o problema, basta passar uma camada de base se unha sobre e peça e deixar que seque. Isso vai formar uma película protetora da bijuteria, além de deixá-la mais brilhante.

Com vinagre e bicarbonato
Coloque a água morna em um recipiente e acrescente o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o detergente. Molhe as bijuterias nesse líquido e retire logo em seguida. Depois, use a escova de dentes para esfregá-las cuidadosamente. Feito isso, basta deixar que as peças sequem naturalmente.

Para conservar a bijuteria dourada requer um cuidado simples, veja só! Para resolver isto, é simples, basta colocar aqueles saquinhos de sílica — sabe quando a gente compra bolsa ou sapato e vem sempre um sachê dentro? — na caixinha das bijuterias douradas, assim evita a umidade e minimiza a oxidação das peças.

Se você quer recuperar o brilho das suas bijus, basta passar um pouco de pasta de dente nos dedos, aplicar sobre a peça e esfreguar com papel higiênico. Repita esse processo 3 vezes e depois seque a bijuteria. Outra forma é deixá-las de molho na água com sabão em pó de um dia para o outro.

É muito relativo, pois depende basicamente de dois fatores: a qualidade das peças e os cuidados da usuária. Por isso, as semijoias podem durar um período de 3 meses ou anos.

Teste com Imã
Peças de ouro não são magnéticas, então tente aproximar o imã da corrente para verificar se há atração. Se você notar que não houve atração, provavelmente a joia deve ser realmente legítima.

Além disso, as peças que são usadas com mais frequência tendem a se desgastar de forma mais rápida. No caso das joias folheadas, elas podem durar aproximadamente dois anos até que o banho de ouro comece a manchar e se desgastar.

Isto ocorre devido à reação química dos produtos com uma peça mais barata. Normalmente, para torná-la mais acessível, a bijuteria ou semijóia são feitas com ligas e finalizada com uma fina camada de ouro. Isto se chama banhar. Esse tipo de peça pode deixar sua pele esverdeada, ainda que isso não ocorra imediatamente.

Evite tomar banho com bijuterias. Não mergulhe no mar ou em piscina com bijuterias. Evite contato com areia. Guarde em caixinhas ou embalagens próprias para joias, de preferência de veludo, evitando assim contato com outras peças.

Molhe a corrente na água; Passe a pasta de dente na corrente; Esfregue suavemente a corrente – se preferir, faça essa etapa com o auxilio de um pano; Depois, limpe a corrente na água corrente, seque e guarde num local adequado!