Qual bicho vira traça?

Perguntado por: aamorim3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Várias espécies encontradas em ambiente doméstico levam a fama de traças-das-roupas, afinal, elas são na verdade pequenas mariposas da família Tineidae. “Elas apresentam desenvolvimento holometábolo (com a presença da fase de larva e de pupa durante o processo).

Devemos ficar de olho em lugares escuros e úmidos, onde as traças gostam de ficar; e também é comum elas virem em caixas que trazemos das ruas. A “limpeza” é a palavra-chave, e devemos manter limpos rodapés e frestas com aspirador de pó, reduzindo a disponibilidade de alimento para esses animais.

Um dos métodos infalíveis para acabar com as traças é com o uso de vinagre. Para isso, misture 250 ml de vinagre branco e 250 ml de água e coloque num borrifador. Para aplicação, basta retirar todas as roupas do armário e passar o líquido por todo o local com o uso de um pano limpo.

As traças são insetos que fazem parte de um grupo relacionado às borboletas, pertencentes à ordem Lepidoptera. A maioria dos lepidópteros são mariposas. São as traças que ficam penduradas na parede. Outra ordem significativa é a Thysanura, a qual pertence a espécie conhecida como traça do livro.

Você provavelmente já viu no banheiro, principalmente nos azulejos do box, pequenas moscas peludinhas. Elas são muito comuns nesse ambiente, tanto é que são conhecidas como moscas-de-banheiro (dentre outras alcunhas, como moscas-dos-filtros ou moscas-dos-ralos).

As traças são um dos tipos mais comuns de pragas domésticas e urbanas. São fáceis de identificar: na fase jovem, aparecem como larvas dentro de casulos achatados que ficam grudados em armários e paredes. Quando adultas, viram insetos que medem cerca de 1,3 cm.

Esses animais têm preferência por lugares escuros. As traças sobrevivem melhor em lugares úmidos, enquanto os cupins se adaptam a lugares mais fechados, e fazem colônia com diversos indivíduos de sua espécie.

Veneno caseiro para traças com vinagre e mistura com melaço de cana: aqui, a proporção é de 33% de melaço para 67% de vinagre branco, para ser colocado nas áreas infestadas. A mistura atrai as traças, funcionando como uma armadilha natural, pois os insetos ficam presos na substância.

Na fase larval, elas ficam em um casulo e podem ser encontradas nas paredes dos ambientes. Essas pragas vivem em locais úmidos e seus nutrientes vêm de matéria orgânica vegetal. Tudo que contenha celulose pode ser atacado pelas traças. O inseto pode viver até 4 anos.

Traça, 'ash no original hebraico, de uma raiz que significa “cair”, como roupas comidas por traças caem em pedaços (Jó 4:19; 13:28; Isaías 50:9; 51:8; Oséias 5:12). No grego traça é ses (Mateus 6:19-20; Lucas 12:33). É feita alusão à destruição das roupas pelas larvas da traça-de-roupas.

As traças que danificam as roupas vivem dentro dos guarda-roupas e podem ser identificadas pela presença de furos e buracos nas peças. Isso porque as traças se alimentam de resíduos da descamação da pele, da oleosidade do corpo e, também, de fios de cabelo encontrados nas roupas.

Uma solução de álcool e vinagre pode ser muito eficiente para afastar as traças. Aplique a solução na superfície do colchão e faça a limpeza com um pano limpo. Lembre-se que pode ser usado apenas vinagre branco com água, mas nesse caso, a mistura deve apenas ser borrifada no colchão.

Como proteger as roupas
Para espantar as traças, pegue uma pequena quantidade (que esteja dentro de um saco plástico) e coloque junto das suas roupas em um ambiente fechado. Com o passar do tempo as bolinhas vão se desfazer. Vale pontuar que também repele as baratas, mas não mata.

O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.