Qual bicho que não dorme à noite?

Perguntado por: alacerda7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Insetos. Alguns insetos e artrópodes não dormem – eles caem periodicamente em um estado de dormência. Este é um tipo especial de repouso e imobilidade, durante o qual a temperatura corporal dos insetos diminui. Por exemplo, as borboletas ficam acordadas todas as noites.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

Os olhos fechados não indicam que um tubarão está dormindo. Na verdade, a maioria destes peixões sequer fica parada enquanto descansa. Estes animais precisam se movimentar constantemente para agitar a água e deixá-la carregada de oxigênio, permitindo que ele flua sobre suas brânquias.

Crocodilos podem dormir com um olho aberto, afirma um novo estudo realizado na Austrália. Com isso, eles entram na lista de animais com essa habilidade, que inclui pássaros, golfinhos e outros répteis.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

O comportamento tem a ver com o processo evolutivo do animal
Por mais que pareça estranho, é a mais pura verdade: os cavalos adultos dormem em pé. No entanto isso não tem nada a ver com anatomia — esses bichos são perfeitamente capazes de deitar.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

De fato, o cavalo dorme em pé, mas ele também pode se deitar e isso não significa que está doente. Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.

Elas não têm pálpebras por isso os olhos não se fecham como outros animais. Porém, acredita-se que elas durmam aproximadamente 18 horas por dia”, esclarece.

Eles têm um truque: dormem com um lado do cérebro de cada vez! A essa adaptação dá-se o nome de sono uni-hemisférico, fenômeno no qual alguns animais dormem com apenas um hemisfério do cérebro enquanto o outro permanece acordado.

As girafas podem dormir em pé e deitadas. Apesar de sua altura e pescoço comprido, elas não tem problemas para se deitar ou levantar. Em geral, deve-se observar que as girafas são muito ágeis e rápidas. As girafas deitam no chão não apenas para dormir, mas também apenas para relaxar.

E como o sistema de tendões dos morcegos é invertido, “ao dormirem de cabeça para baixo, o seu próprio peso faz com que as garras dos membros inferiores se contraiam ainda mais, não necessitando assim de gastar qualquer energia para estar agarrados e pendurados”. Apenas precisam de energia para se soltar.

Jacarés e crocodilos são observados descansando tanto em terra quanto em águas rasas, com metade da cabeça dentro da água e as narinas para fora ou com toda a cabeça debaixo da água, levantando o focinho de tempos em tempos para respirar.

Como já adiantamos lá em cima, alguns animais considerados presas na natureza, como as girafas e as zebras, têm o hábito de dormir em pé. Além disso, as famosas pescoçudas não são nada dorminhocas: em média, elas dormem cerca de duas horas por dia, em cochilos de mais ou menos 20 minutos.

vespa-do-mar

Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie. o animal mais perigoso do mundo é a vespa-do-mar, é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano.

Tubarão-da-groenlândia

Tubarão-da-groenlândia é o animal mais velho da Terra, com idade estimada de 390 anos - Notícias - R7 Tecnologia e Ciência.