Qual batata frita mais saudável?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4 / 5 19 votos

Valem duas ressalvas: a batata frita mais saudável foi feita no tipo mais nobre do azeite, obviamente mais caro; e as batatas e os outros vegetais pesquisados estavam frescos antes de fritar, ao contrário das batatas congeladas que as lanchonetes utilizam.

A batata baroa, também conhecida como mandioquinha é uma boa opção para quem quer perder peso. Apesar dessa batata engordar mais que a batata inglesa, ela também ganha no ranking das mais recomendadas pelos nutricionistas.

Preparada da forma correta e degustada moderadamente, um estudo comprovou que a batata frita pode ser até mais saudável do que a cozida. Entenda as razões! Sim, isso mesmo! A batata frita pode ser mais benéfica que a cozida.

Nas lojas, as batatas são fritas em uma mistura de óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, TBHQ (butil hidroquinona), ácido cítrico e dimetil polissiloxano.

Um dos bons motivos de fazer a batata frita na Airfryer é que as calorias diminuem bastante, quer saber mais dicas de como diminuir suas calorias e perder peso, clica aí em baixo e descobre. As calorias da batata frita na airfryer, ficam em torno de 100 calorias para cada 30gramas.

1) Qual óleo usar para fritar? Para gorduras feitas por imersão, é recomendado usar óleos e gorduras tais como: óleos vegetais (milho, canola, algodão, amendoim, óleo/gordura de coco, ou até mesmo o azeite de oliva) e /ou banha de porco. Eu preferencialmente gosto de usar banha de porco!

Batata asterix
É muito semelhante à batata inglesa. Entretanto, a sua casta é levemente rosa ou roxa. Além disso, outra diferença é que a batata asterix é um pouco mais seca do que a batata inglesa, sendo uma ótima opção para fritura. Afinal, ela fica na crocância perfeita!

Ou seja, do ponto de vista legal, as batatas fritas light cumprem o requisito, nomeadamente a redução de 25% em relação a um dos ingredientes, neste caso específico, a gordura (lípidos).

A batata-inglesa possui menos calorias e menos carboidratos do que a batata-doce, quando consideramos a mesma porção dos dois alimentos. Em contrapartida, a batata-inglesa contém menos fibras e maior índice glicêmico.

Já quando comparamos o arroz branco com a batata inglesa, o arroz possui mais carboidratos e calorias. Esse fato faz com que a batata tenha uma maior vantagem quando pensamos em saciedade e emagrecimento.

Além de conter mais vitaminas e fibras, a batata doce tem um índice glicêmico menor do que na batata inglesa (150g contém em média uma taxa glicêmica de 44, já na batata comum é de 54) isso causa uma diferença de como esse alimento é absorvido pelo organismo, o carboidrato da batata doce demora mais para entrar na ...

Por conter uma série de produtos químicos, o salgadinho de milho também entra na lista de alimentos que engordam. Além disso, um pacote de 63 gramas contém 17% do valor diário de sódio. Quando consumido em excesso, o sódio causa problemas como pressão alta e doenças renais.

Assim como a batata, o aipim também possui bastante carboidrato e fibras. A diferença é que o aipim não tem o acréscimo da gordura hidrogenada encontrada nas batatas congeladas. Por isso, acaba sendo uma opção melhor - e um pouco menos calórica. Calorias: 100g de aipim frito tem 261 calorias.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de batatas fritas de duas a três vezes por semana pode elevar o risco de morte devido ao alto índice glicêmico presente nessa refeição, que está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Tem uma batata McCain perfeita para cada ocasião.

Ficamos felizes em informar que as batatas usadas no McDonald's não são geneticamente modificadas. Elas são feitas de batatas tipo Shepody e Russet Burbank, cultivadas em New Brunswick, Alberta e Manitoba.

No início dos anos 2000, a rede chegou a ser processada por religiosos que não comem carne pelo aditivo bovino à batata. Assim, o restaurante adicionou o ingrediente à receita pública do produto, e depois acabou mudando para "sabor natural.

Médicos e nutricionistas afirmam: a fritadeira deve ser utilizada com moderação; saiba como aproveitá-la no dia a dia. A air fryer virou febre no Brasil e os motivos são importantes: o eletroportátil torna mais prático e rápido o preparo de muitos alimentos.

Realmente a airfryer é muito útil para manter a dieta com o objetivo de emagrecer. Por não exigir óleo no preparo de frituras, o prato é menos calórico e ajuda no planejamento de hábitos saudáveis.

"Em comparação com a fritura por imersão, é obviamente mais saudável, porque usa menos gordura", diz Radzikowski. Mas também pode ser mais saudável do que cozinhar em um forno convencional. Se as batatas forem regadas com óleo, elas vão absorvê-lo enquanto são assadas.