Qual barulho incomoda cachorro?

Perguntado por: erocha5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Qualquer barulho de sirene - seja de ambulância ou carro de polícia - faz um som que o cachorro não gosta. Por ser bastante estridente e com uma frequência sonora elevada, esse tipo de ruído deixa a audição canina mais irritada - por isso, muitos cães têm medo ou ficam nervosos ao ouvir sirenes.

Os ruídos e os cheiros fortes
O secador de cabelo, o aspirador, os carros, os foguetes, os espirros, uma tosse ou algo que nos cai das mãos e faz muito barulho, qualquer ruído forte incomoda e assusta os cachorros.

A faixa utilizada para espantar cães está entre 20 kHz e 30kHz, o nível auditivo dos cães e, por isso, não causa qualquer problema para os seres humanos.

O apito de cachorro é muito utilizado por tutores durante o adestramento. A peça traz um cilindro bem pequeno de metal com pequenas aberturas para a emissão do som, cuja frequência não causa danos aos ouvidos dos cães, por isso pode ser usado tranquilamente!

Borrifar álcool misturado com água é uma boa opção pois vai afastar os cachorros da sua casa. Se você tem plantas, borrife um pouco de álcool fora dos vasos, nunca nelas. Para isso, veja também nosso artigo com dicas para evitar que o cachorro coma as plantas.

Porém, quando um morador tem problemas com o bichinho do vizinho que não para de latir ou que suja seu quintal, o que fazer? Segundo a especialista, a pessoa que se sentir lesada e que não conseguir resolver a situação de forma amigável pode até recorrer à Justiça. “O dono do animal é o responsável.

“A pessoa pode entrar com uma ação para que o vizinho seja obrigado a garantir o silêncio ou a higiene do local sob pena de multa. Se mesmo assim o inconveniente persistir, o juiz pode determinar até a remoção do animal”, finaliza o representante da OAB.

Se os funcionários do CCZ identificarem maus tratos, podem até levar o animal embora. Caso o CCZ dê algum documento ou número de protocolo da reclamação, guarde-o como prova para medidas futuras. Depois, se na sua cidade houver algum órgão de controle da poluição sonora, denuncie seu vizinho.

Nada de gritar com o cachorro ou fazer punições psicológicas
Falar alto, gritar ou ameaçar o animal faz com que ele sinta medo e, isso é completamente indesejado e pode trazer muitos prejuízos psicológicos ao pet. Muitos tutores costumam ignorar o animal por algum tempo sempre que ele faz algo errado.

O uso indisciplinado do apito de cachorro, de acordo com especialistas em comportamento animal, é capaz de causar traumas no cão. Assim, toda vez que ele ouvir um som em alta frequência, seja ele emitido pelo apito ou não, o animal poderá se sentir ansioso e estressado.

Na natureza, sons e vibrações altas costumam indicar algum tipo de perigo real. Assim, a reação natural dos animais costuma ser fugir e se esconder. Junte o som que cachorro não gosta ao fato de ele não entender a origem dos fogos e a reação dos próprios tutores, que ficam apavorados por empatia.

até 30 metros

O Apito ultrassônico pode ser utilizado para chamar o cão ou para adestrá-lo, tendo um alcance de até 30 metros.

Música clássica, com instrumentais de piano, flauta e outras composições são perfeitas para acalmar cães que latem demais. Também é uma boa ideia criar uma playlist nesse estilo para os que passam um bom tempo sozinhos em casa. Canções no estilo pop e reggae também são indicadas, desde que não sejam muito agitadas.

Os cães escutam frequências que nós não escutamos, como os ultrassons e infrassons. Por isso, uma música que você adora pode ser extremamente irritante ou desconfortável ao cão. Mesmo aqueles apitos específicos para cães, podem doer o ouvido deles. Isso porque nós, humanos, sem escutar os ultrassons, que desenvolvemos.

Geralmente, a maneira mais rápida e eficaz para acabar com o barulho é conversar cara a cara com o vizinho e encontrar uma boa solução. Se isso não fizer efeito, chame a polícia para resolver o problema por você. Enquanto isso, tente utilizar um apito para cachorro ou algum outro método que o auxilie a ficar quieto.