Qual banho é considerado semi joia?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ouro. Junto com o banho de prata, o banho de ouro é o mais conhecido quando falamos em tipos de banho em semijoias. A aplicação de ouro pode ser feita nas mais variadas quantidades, sendo a resistência à corrosão influenciada por essa quantidade de ouro aplicada.

Brilho, uniformidade e qualidade do banho
Este é o ponto mais importante antes de você realizar uma compra, pergunte sempre a empresa sobre as camadas de ouro e o processo de banho utilizado. Um Banho de Qualidade deve ter no mínimo 10 milésimos de espessura de ouro.

Uma peça só é considerada Semijoia se tiver no mínimo 7 camadas de banho. Muitas empresas por aí vendem “semijoias” com 1, 2 ou 3 camadas de banho, e na verdade essas peças NÃO são semijoias, e sim Bijuterias!

Sendo assim, podemos concluir que as semijoias banhadas são as melhores opções disponíveis atualmente. O folheado está quase extinto devido à dificuldade de execução do seu processo. O banhado, além de ser mais fácil, tem maior eficiência e possui maior durabilidade e qualidade.

O banho de ouro, ou galvanoplastia como é tecnicamente chamado, consiste em recobrir uma peça metálica com camadas finas de ouro. Esse método serve para aumentar a durabilidade e decoração do artigo, e é largamente utilizado em joias folheadas.

Atualmente é comum encontrar acessórios com detalhes em zircônias, mas com milésimos inferiores a 2 e sendo vendidas como semijoias.

A quantidade de ouro, associada a alta tecnologia com acabamento artesanal, assegura que a qualidade da joia Rommanel seja muito superior à média do mercado. Cada peça recebe 3 camadas de ouro e passa por análise minuciosa para certificar a quantidade depositada.

O banho de ouro, ou galvanoplastia como é tecnicamente chamado, consiste em cobrir uma peça metálica com camadas finas de ouro. Sendo uma forma de fazer com que as semijoias pareçam joias legitimas. Afinal, a superfície de ambas peças ficam iguais, o que muda é o interior de cada peça.

Limpe bem a joia de ouro com uma flanela e aplique duas ou três gotas de vinagre. Espere um pouco e observe a cor da peça. Se não ocorrer mudança de cor, realmente é ouro de verdade (metal nobre não oxida). Se existir uma reação e a joia começar a ter outra cor, então é apenas uma peça banhada.

Banho de chuveiro, piscina ou mar
Água e sal também não são nada saudável para suas semijoias. Se quer elas bonitas e duradouras deixe-as longe da praia. Se você não gosta de banho de mar saiba que a areia também contem sal e danifica as peças.

O contato excessivo com a água pode, ao longo do tempo, prejudicar a durabilidade e beleza das suas peças. Por isso, evite tomar banho, lavar roupa, usar a sauna, lavar o carro, ou qualquer outra atividade desse tipo, quando estive usando as suas semijoias.

Visualmente é muito difícil distinguir uma semi-joia de uma joia. Como todas as peças fabricadas pela Rommanel recebem banhos de ouro, ródio ou prata são todas elas semi-joias e não joias. Visualmente é muito difícil distinguir uma semi-joia de uma joia.

Qual o melhor tipo de semijoia? A semijoia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho. Apenas acessórios banhados são considerados semijoias.

Porém, apenas acessórios com mais de 5 milésimos de ouro 18k são chamadas semijoias; Os folheados são metais não nobres com camadas de até 5m de ouro 18k (por essa razão costumam durar menos); E as bijuterias são feitas de metais não nobres que costumam levar 1m ou 3m de banho ouro 18k sendo assim duram muito pouco.

Semijoias banhadas a ouro tem a coloração alterada devido ao processo de oxidação. A oxidação causa um desgaste que, com o tempo, corrói o revestimento feito em ouro. Ela ocorre quando a peça entra em contato com substâncias abrasivas, como cloro e álcool. Por isso, o acessório banhado a ouro escurece.

Afinal, qual é a durabilidade das semijoias? É muito relativo, pois depende basicamente de dois fatores: a qualidade das peças e os cuidados da usuária. Por isso, as semijoias podem durar um período de 3 meses ou anos.

No caso das joias folheadas, elas podem durar aproximadamente dois anos até que o banho de ouro comece a manchar e se desgastar. Entretanto, essa duração também pode variar, sendo menor ou maior, dependendo de como a pessoa guarda suas joias.

O ouro puro tem 24K, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga. E a cor da joia é definida pela seleção da composição destes 25%.