Qual banana tem iodo?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

Lista de alimentos ricos em iodo

Alimentos de origem vegetalIodo por porção de 100 g
24. Alface21,3 mcg
25. Ameixa seca13 mcg
26. Uva passa2,3 mcg
27. Banana prata0,3 mcg

Outros alimentos ricos em iodo que podem fazer parte da dieta: algas marinhas, feijão branco, morango, ameixa e vagem.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide.

Algumas pessoas tem dúvidas sobre quem tem tireoide pode comer banana. Esse questionamento piora quando ouvem que não. A verdade é que a banana não tem qualquer relação com distúrbios na tireoide. Ela não precisa ser evitada em uma dieta equilibrada para a tireoide e pode estar presente!

Os principais alimentos ricos em iodo são os de origem marinha (ostras, moluscos, mariscos e peixes de água salgada); leite e ovos também são fontes de iodo, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em iodo ou que foram alimentados com rações que continham o nutriente; vegetais oriundos de solos ...

"Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.

O Iodo-131 é o tratamento mais antigo usado para o hipertireoidismo, principalmente em pacientes idosos. Entre suas indicações, estão pacientes que apresentam a Doença de Graves, e quando outros fármacos antitireoidianos não se mostram eficazes no tratamento.

Um copo de 240 ml de leite convencional fornece aproximadamente 110 microgramas de iodo, apenas 40 microgramas abaixo da ingestão diária recomendada pela OMS para adultos. Embora o sal de mesa iodado ainda esteja disponível nos EUA, os lácteos são a principal fonte de do mineral na dieta.

Ovo. Mesmo que em menor quantidade, também podemos encontrar iodo através dos ovos – 37 µg de iodo na porção de 70g.

suco de laranja

O suco de laranja é rico em vitamina C, que é essencial para muitos processos do nosso corpo. O limão é extremamente terapêutico e alcaliniza o sangue, além de ajudar a desintoxicar o organismo. O óleo de coco é excelente para a tireoide, especificamente para o hipotireoidismo.

Algumas fontes de iodo são:

  1. Alimentos que provêm do mar, como algas, marisco e peixe.
  2. Laticínios e derivados (uma chávena de leite de vaca contém quase 100 microgramas de iodo, variando, no entanto, consoante o tipo de alimentação do animal)
  3. Cereais.
  4. Ovos.

Sim, o sal do Himalaia contém em média de 15 a 45mg de iodo enquanto que o sal refinado comum contém 60mg.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  • Sal iodado. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide. ...
  • Peixes, algas e frutos do mar. Os alimentos de origem marinha também são excelentes fontes de iodo. ...
  • Castanhas e sementes. ...
  • Cereais e grão integrais. ...
  • Carnes.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  • Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  • Castanha-do-pará ...
  • Peixes e algas marinhas. ...
  • Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  • Leite e derivados.

Os micronutrientes, principalmente iodo e selênio, além de ferro, zinco e vitamina A são necessários para o funcionamento adequado da glândula tireoide.