Qual bairro mais perigoso do Guarujá?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A praia é a maior do Guarujá e a mais perigosa também. Sou morador de Guarujá e o maior índice de assaltos e furtos ocorre neste local.

Uma pesquisa feita entre os municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes mostra que, no ranking dos dez mais violentos, aparecem três do litoral: Praia Grande, em primeiro lugar; Guarujá, em sexto; e São Vicente, em nono.

Guarujá têm 58 favelas.

Favela da Bela Vista

Mas, em Guarujá, a Favela da Bela Vista, também conhecida por Morro do Macaco Molhado, vem chamando a atenção por um dado bastante significativo: em apenas 60 dias, ela cresceu 227,54%.

– No Guarujá, o mais desejado é Parque Enseada, enquanto que o mais valorizado é Jardim Asturias, onde o preço médio do m² é de R$ 5.523; – Em Praia Grande o mais valorizado é Vila Guilhermina, e o mais caro é Canto do Forte, com o preço médio do m² custando R$ 4.559.

praia do Iporanga

Praia de Iporanga - Guarujá
Com acesso limitado a carros, a praia do Iporanga é bem procurada mas se torna mais vazia por conta do limite de público. A dica é ir bem cedo para esta praia levando alimentos e bebidas, já que não é permitida a comercialização de produtos no local.

Bancos de areia
Quando a areia é fina, ela é levemente levada pela água, e o mar tende a ser raso. Onde ela é grossa, a praia tende a ser íngreme, então a água bate e volta. Por isso, a areia média é a mais perigosa e serve como indicador.

Qual é melhor Santos ou Guarujá? Essa resposta depende de você. Guarujá fornece praias requisitadas, possui a fama de condomínios luxuosos, porém, a cidade apresenta uma infraestrutura menor que a cidade de Santos, que dentre todas, se destaca pela evolução, considerada por muitos como de metrópole praiana.

Crimes contra patrimônio no Guarujá atingem maior nível desde 2014. Nos quatro primeiros meses de 2023, as delegacias do município registraram 1.625 casos de furto, alta de 33% em relação em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 1.222 casos.

1 – Morar no Guarujá tem um custo de vida menor
O custo de vida do Guarujá é inferior ao de outras grandes cidades do litoral de São Paulo como a badalada Santos e, principalmente, aos das cidades vizinhas do litoral norte do estado: Maresias, Ubatuba etc. Isso vale também para os valores dos imóveis.

Foram quatro de Guarujá: Comunidade Santa Rosa, Morro do Macaco, Santo Antônio e Jardim Virgínia. Além delas, Itaoca (Mongaguá), Vila São Jorge (Praia Grande), Vila Margarida e Catarina de Moraes (São Vicente).

Vila Gilda

Trata-se da Vila Gilda, Zona Noroeste, em Santos. Milhares de palafitas "construídas" sobre um mangue fétido, podre, escuro, pleno de contaminações, abrigam mais de 20 mil pessoas, mais de 6 mil famílias. As crianças crescem e brincam sobre tábuas podres. São o seu páteo, sua área de lazer.

Guarujá recupera mais de 13 mil pontos de iluminação em 514 logradouros públicos. Lâmpadas LED já são realidade em 408 ruas, 92 avenidas, oito alamedas e seis praças em 72 bairros; até maio, previsão é de instalar dois mil...

Na Baixada, o PIB melhor posicionado, depois de Santos e Cubatão, é Guarujá, na 137ª posição e com 0,12% de participação no País, e Praia Grande, em 147º, com 0,11%. De acordo com o IBGE, a riqueza permanecia concentrada no País no primeiro ano da pandemia.