Qual Bactéria causa sangue nas fezes?

Perguntado por: vnogueira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Infecções pelas bactérias Salmonella, Campylobacter, Shigella ou E. coli podem provocar quadros de infecção intestinal grave, com febre, prostração e diarreia sanguinolenta. Infecções por amebas e vermes também podem causar quadro semelhante (Leia: Parasitoses – O que é, sintomas e exame parasitológico de fezes).

Segundo a especialista, o sangue nas fezes pode ser grave. “Pode ser o sinal de uma simples hemorroida, bem como também pode indicar a presença de um tumor. De modo geral, é um alerta para procurar médico do trato gastrointestinal", explica.

Não tão raro, muitos pacientes procuram o gastroenterologista com grande preocupação após perceber sangramento ao evacuar. De modo geral, a presença de sangue nas fezes pode indicar problemas do trato digestivo e precisa ser investigada, mas na maior parte das vezes tratam-se de alterações benignas.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

As fezes amarelas e as restantes cores – possíveis causas
As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares. Estas podem sinalizar um problema com o fígado ou vesícula biliar, pelo que, se tiver fezes de cor clara persistentemente, deve consultar um médico.

Como mencionado, as causas mais frequentes são hemorroidas e fissuras anais. No entanto, eles também podem ser decorrentes de proctite (inflamação na mucosa retal),úlceras no reto, pólipos intestinais, endometriose intestinal ou mesmo câncer retal ou anal.

O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Dessa forma, ele ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.

Sangramento e câncer: qual a relação? O sangramento também pode, em alguns casos, ser sinal de câncer. Como exemplo, cito o sangramento retal, que pode indicar um tumor de canal anal, de reto ou de intestino grosso. Já o sangramento vaginal pode representar a existência de um tumor na região do endométrio.

Presume-se que a pesquisa de sangue oculto, quando realizada anualmente, reduz a mortalidade por câncer do intestino em 15% a 33%, representando um ganho de vida similar ao observado no rastreamento com colonoscopia a cada dez anos. Atualmente apenas cerca de 25% dos tumores são detectados precocemente.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Câncer de cólon: sinais e sintomas

  • Presença de sangue nas fezes.
  • Dores abdominais.
  • Dores ao evacuar.
  • Diarreia ou prisão de ventre que não passam.
  • Sensação de empachamento.
  • Mudanças no apetite.
  • Perda de peso inexplicável.

A gastrite erosiva pode causar úlceras ou erosões no revestimento do estômago que podem sangrar. Os sinais de sangramento no estômago são: sangue no vômito. fezes pretas ou como alcatrão (piche)

A presença de sangue nas fezes, ou hematoquezia, indica a presença de uma hemorragia no trato gastrointestinal, que inclui o esófago, o estômago, o intestino delgado, o cólon (intestino grosso), o reto e o ânus.

Se controlada a partir dos primeiros sinais, a “crise de hemorroida” dura de cinco a seis dias. Pomadas e supositórios prescritos pelo médico ajudam a aliviar a dor e o inchaço.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.