Qual bactéria causa dor abdominal?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Apesar de as dores de estômago poderem ser causadas por uma série de circunstâncias, o diagnóstico mais comum de pacientes que se queixam desse desconforto é a presença da bactéria Helicobacter pylori, ou H. pylori, no seu organismo.

Bactéria causa enjoos e dor no estômago
A infecção pelo H. Pylori pode provocar desde uma gastrite leve até a formação de úlceras, em alguns casos”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Geralmente, a dor abdominal é considerada mais grave quando está associada a outros sintomas como perda de peso, sangue nas fezes ou febre. Em caso de dor abdominal persistente ou ou frequente, é aconselhado consultar um clínico geral ou gastroenterologista.

O paciente pode sentir dores no corpo, uma falta de ar constante, febre alta, tosse, fraqueza e muito cansaço. Ela é transmitida pelo contato com espirros, saliva e tosse dos pacientes infectados.

Opções de tratamento caseiro
Já alimentos que ajudam a eliminar a bactéria do estômago, como iogurte natural, por ser rico em probióticos, ou tomilho e gengibre, por terem propriedades antibacterianas também podem ser uma ótima forma de auxiliar o tratamento.

Sintomas

  1. Febre;
  2. Prostração;
  3. Dores no corpo, especialmente na bexiga, quando a infecção atinge o trato urinário;
  4. Tosse nos episódios de pneumonia.

Escherichia coli: associados à má qualidade de alimentos e água, podendo causar uma doença inflamatória intestinal.

Ingestão de bactérias patogênicas que colonizam o intestino e causam danos ao hospedeiro Exs: Listeria monocytogenes, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolitica e Salmonella sp.

Proteína C-Reativa (PCR)
Dessa forma, o exame é útil no diagnóstico e monitoramento de condições inflamatórias crônicas, como doença inflamatória intestinal, artrite e doenças autoimunes.

A H. pylori, ou Helicobacter pylori, é a principal causadora de gastrite e úlceras gástricas. Essa bactéria se instala na mucosa superficial do estômago desencadeando um processo inflamatório. Isso se dá porque ela produz amônia para se proteger contra a acidez estomacal e penetrar a camada da mucosa.

Quais são as opções de tratamento para erradicação de Helicobacter Pylori? O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500mg + omeprazol 20mg (ou outro IBP – p.

Sim, H. pylori tem cura e o tratamento dura 14 dias. Pelo menos 4 semanas de intervalo após o fim do tratamento.

Tomografia computadorizada abdominal e pélvica > com e sem contraste – de maneira geral, é o exame de maior acurácia para as patologias intra-abdominais, mas não deve ser usado indiscriminadamente pelo alto custo e risco cumulativo da exposição à radiação.

A investigação laboratorial, se indicada, pode consistir de: hemograma, amilase, dosagem de bilirrubinas, urina rotina, dosagem de eletrólitos e uréia/creatinina, além de outros exames na presença de comorbidades.

Eles podem incluir: hemograma; teste de urina; ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada do abdômen e ressonância magnética do abdômen.

Muitas vezes, o primeiro sintoma é dor na região do estômago, que pode começar ou piorar após a pessoa comer. O aumento do tumor pode bloquear parcialmente a passagem do alimento digerido, o que pode levar a uma dor mais intensa e duradoura.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

A dor causada por gases pode surgir na parte do meio ou debaixo da barriga. No entanto, essa dor tende a diminuir durante a eliminação dos gases, seja através da liberação intestinal ou na forma de arrotos.